Passeador de cães profissional (dog walker): você realmente conhece o trabalho?

www.earthpetsorganic.com

www.earthpetsorganic.com

O termo tem ficado muito popular aqui no Brasil, mas será que sabemos como o trabalho de Dog Walker (passeador de cães profissional) é realizado? A gente te conta! Olha só:

Dog Walker é o profissional que oferece o serviço de passear com seu pet. Quando este serviço é prestado por um profissional treinado e capacitado, vai muito além de apenas um passeio de 30 minutos para o animal dar uma voltinha e fazer xixi. Um passeador de cães profissional direciona todo foco de seu trabalho na qualidade de vida e no bem estar do animal, o estimulando não só fisicamente como também mentalmente.

Qualquer animal, ao ter uma rotina saudável, se exercitando e estimulando a mente com frequência terá maior qualidade de vida, aumentando assim sua longevidade e prevenindo problemas de saúde. Um exemplo real dessa afirmação é a história de Bluey, o cão que viveu por mais tempo em toda história, 29 anos! Ele teve uma qualidade de vida excelente, cheia de atividades físicas e desafios mentais todos os dias que foram essenciais para que ele vivesse por tanto tempo. Você pode ver a história dele clicando aqui

Como diferenciar um passeador convencional de um passeador profissional (dog walker)?

Quando buscamos por ajuda para cuidar de nossos peludinhos queremos sempre oferecer o melhor serviço possível, não é mesmo? Ao procurarmos por um profissional que possa nos ajudar, queremos uma pessoa que nos passe confiança e tranquilidade ao deixarmos nossos peludos sob responsabilidade deles. Mas como reconhecer se essa pessoa é realmente capacitada e se ela vai oferecer o melhor serviço para ele?

Vou listar aqui 5 pontos que podem te ajudar nessa busca:

Conhecimento técnico e prático

Pergunte sobre o conhecimento técnico que ele tem. Se ele tem certificação, se participou de algum treinamento, qual sua experiência na área. Além disso, é importantíssimo que ele tenha curso de primeiros socorros específico para animais. E tome cuidado, pesquise mais sobre o curso que ele fez para entender qual é a metodologia de educação utilizada.

Satisfação com o trabalho

É importante que você consiga identificar se o passeador realmente está disposto e feliz com o trabalho dele. Quando um profissional de fato ama o que faz, a qualidade do serviço é muito melhor e ele o fará com carinho. Ao contrário de um passeador que faz seu trabalho apenas pelo retorno financeiro, tenta passear com o máximo de pets possível, etc.

E atenção: tempo de experiência não é necessariamente sinônimo de qualidade. Clique aqui e veja o que um passeador conhecido em sua região, com 10 anos de experiência, foi flagrado fazendo com um cãozinho.

“O que você faria se…” 

Antes de contratá-lo, pergunte qual seria a atitude dele em determinadas situações. Por exemplo: “Quando você está passeando com um cachorro e ele não pára de latir seja para outro cão, pessoa, skate ou qualquer outra coisa, o que você faz?” ou então “O que você faria se um cãozinho comesse algo que não deveria enquanto você está passeando com ele? Como uma tampinha, por exemplo.” Veja qual será a reação dele e analise se ele dará uma resposta clara e plausível para a pergunta, sem indicar que usa puxões, gritos, repreensões.

Suporte 

Tenha suporte de uma empresa por trás do serviço. Ao contratar o serviço de um dog walker autônomo, como o indivíduo do vídeo mencionado anteriormente, você não tem a segurança e amparo de uma empresa que se compromete com a qualidade do seu serviço.  Quando um Dog Walker é contratado por intermédio de uma empresa, ele tem regras a seguir para manter o padrão de qualidade, zelando pelo nome da empresa. A Pet Anjo, por exemplo, oferece cursos mensais para garantir que seus passeadores estejam em constante aprendizado, investindo na melhoria da prestação de seu serviço. Além disso, para oferecer os serviços com a Pet Anjo, o passeador passa por um processo de cadastramento, faz um curso de formação e avaliações de qualidade.

O que o passeador oferece?

O passeador de cães profissional não oferece apenas uma caminhada. Pergunte, então, o que ele oferece no serviço de passeio. O dog walker profissional oferece atividades, brincadeiras e até mesmo adestramento básico, ensinando a não latir para os outros cães e pessoas, a sentar, andar junto sem puxar a guia, etc.

Benefícios de contratar um passador profissional

Agora que você já sabe como identificar um passeador profissional, vamos aos benefícios que eles podem trazer tanto para você como para seu pet!

Melhora os comportamentos indesejados dentro de casa

Cães que têm comportamentos indesejados dentro casa, como destruir objetos, latir excessivamente, em sua maioria o tem devido ao tédio. A falta de atividades e exercícios que estimulem a parte física e mental na sua rotina são muito importantes para os cachorros. Ao contratar um passeador profissional, ele ajudará seu cãozinho a exercitar o corpo e mente, fazendo com que ele tenha cada vez menos esses comportamentos indesejados em casa e seja mais feliz. Clique aqui e veja mais sobre a relação entre destruição e latidos em casa e os passeios.

Socialização saudável

Alguns cães não foram acostumados e socializados com outros animais ou pessoas quando filhotes e têm medo de ter contato com estes animais e estímulos depois de adulto. Passeadores profissionais podem oferecer um serviço que associe o passeio com a socialização de seu cãozinho com os seus medos dele. Sempre respeitando o limite do animal.

Comportamento educado em lugares públicos

Não é muito agradável quando estamos em algum local público e um cachorro não pára de latir ou fica pulando de todo mundo, não é mesmo? Na maioria das vezes para o tutor do cachorrinho é ainda mais desagradável e constrangedor!

Isso na maior parte das vezes acontece pois o cão não está acostumado com o ambiente externo, então a excitação e o medo podem tomar conta dele, e a forma que ele encontra de extravasar essa excitação é latindo e/ou pulando, ou o medo é mordendo ou se escondendo. Ao ter uma rotina de passeios conduzidos por um profissional bem qualificado, ele deixará de ter esses hábitos gradativamente, aprendendo a gostar de ver coisas diferentes. Clique aqui e entenda melhor como um profissional pode te ajudar.

Saúde do seu cão

Como citamos no início deste texto, a história de Bluey é a prova de que um animal com uma rotina saudável, com exercícios regulares, estimulando a mente e corpo tem uma longevidade maior e vida muito mais saudável. Além disso, sabemos que uma rotina de exercícios físicos regulares auxilia na perda e manutenção do peso, saúde das articulações, sistema circulatório e coração. Esta é a prioridade dos passeadores profissionais sérios: oferecer um serviço que melhore qualidade de vida do animal.

Lembre-se sempre que o trabalho de passeador profissional envolve confiança. Então não aceite a primeira opção. Pesquise, converse e tenha certeza de que você está contratando uma pessoa que cuidará do seu peludo como se fosse um membro de sua família. Dessa forma você e seu pet conseguirão ver os benefícios antes do que você imagine.

Sobre o autor

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP. Fundadora da empresa Pet Anjo que oferece dog walker, pet sitter e hospedagem com qualidade excepcional. Site: www.petanjo.com / www.blog.petanjo.com / www.carolinarocha.com.br

3 Comentários

Deixe um comentário