Tipos de Pastor Belga

O próprio nome da raça já entrega um pouco sobre esse excelente cão de pastoreio, mas o que talvez você não saiba é que existem quatro tipos desses pastores: Belga/Groenendael, Malinois, Tervuren e Laekenois.

As diferentes versões são resultados de uma série de cruzamentos que começaram no final do século XIX, graças ao sucesso da raça. Por ser considerado um cão versátil e ágil, o Pastor Belga ganhou a Europa durante a Primeira Guerra Mundial, carregando mensagens e puxando carros de ambulância e metralhadora.

De modo geral, estes cães pastores são ótimas opções para esportes caninos e aprendem com muita facilidade. Em casa se mostram bastante companheiros, leais e protetores. Pra você saber um pouquinho mais sobre as peculiaridades de cada um, nós preparamos os destaques abaixo:

Pastor Belga/ Groenendael

Pastor Belga/ Groenendael

De cor predominantemente preta, ele é bastante ativo e precisa de ao menos uma hora de exercícios por dia, do contrário buscará diversão em objetos da casa que você talvez não curta muito: sofá, mesas, roupas, portas etc.

A socialização precoce é ainda mais indicada para os cães dessa raça para que eles lidem bem com o forte instinto de pastoreio e proteção que possuem, e não fiquem por aí perseguindo corredores, carros e ciclistas pelas ruas. Sempre alerta, é capaz de afugentar pessoas com más intenções e animais que tentem invadir o seu espaço.

Pastor Belga Malinois

Pastor Belga Malinois

Parecido com um Pastor Alemão, os Malinois têm os pelos curtos, com coloração castanha e uma “máscara” preta. Eles se destacam pela obediência, rastreamento, agilidade, flyball, pastoreio, exibição, esportes de proteção, busca e salvamento e trabalho policial. 

É um cão bem apegado à família e adora as demonstrações de afeto. Tem preferência pelo clima mais frio, porém se adapta bem a temperaturas mais elevadas. Apaixonado por ação, é preciso ter muita disposição para acompanhar o pique do peludinho, e não vá achando que aquela voltinha no quarteirão será suficiente para satisfazê-lo.

Pastor Belga Tervuren

Pastor Belga Tervuren

Considerado o mais elegante entre seus “irmãos” de raça, o Tervuren é parecido com o Pastor Groenendael, mas ainda não tão muito popular no Brasil. Semelhante a um Pastor Alemão bem peludo, ele pode se dar bem com outros cães e gatos se conviver com eles desde cedo, porém a missão não será fácil, pois o cão tem instinto de perseguição e adora perseguir animais que fogem deles.

Tem um temperamento mais sensível, por isso reage melhor a interações positivas e constantes. Inteligente, ele aprende rápido e gosta de agradar seus pais humanos mostrando interesse nos momentos em que interagem. 

Pastor Belga Laekenois

Pastor Belga Laekenois

Mais raro de ser encontrado, ele se diferencia dos demais por conta da pelagem mais áspera e comprida, que geralmente é avermelhada com tons de carvão, principalmente no focinho e na cauda.

Atualmente é utilizado pelo exército belga, pois assim como seus semelhantes, é um cão bastante “trabalhador”. O Laekenois precisa de pais presentes, que tenham voz ativa e deixem claro as regras da casa, se isso não acontecer, o cachorro tomará pra si o papel de protagonista e será difícil recuperá-lo depois.

Sua pelagem mantém a temperatura corporal agradável tanto em dias quentes quanto frios, por isso, amam ficar ao ar livre ou quintais espaçosos. Atenção pro bichinho não escapar e ter dificuldades em voltar para casa, um ambiente cercado é necessário para poder deixar o animal circular sem a guia.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.