Pastor de shetland em apartamento

O pastor de shetland (também chamado de sheltie pelos adoradores da raça) é um cachorro pastor de porte pequeno/ médio muito utilizado até hoje no trabalho com ovelhas. Dócil e super inteligente, ele costuma ser facilmente adestrado, mas chama a atenção por sua tendência a latir demais. Nos últimos anos, os pastores de shetland estão ganhando espaço dentro das casas e são bastante comuns em apartamentos, mas será que essa é uma boa opção?

Obediente e bem apegado aos seus humanos, o sheltie é um cão muito vivaz e cheio de energia. Assim como outros pastores como o border collie e o pastor australiano, ele precisa de bastante atividade todos os dias. O ideal é mesclar exercícios físicos e mentais a fim de mantê-lo ocupado e satisfeito, já que ele pode ser um tanto quanto destruidor quando se sente sozinho ou ocioso.

Os pastores de shetland se dão muito bem no agility, provas de obediência e de frisbee, por isso, é ideal também que esse tipo de interação faça parte da rotina do pet. A raça costuma se adaptar bem em locais reduzidos como apartamentos, mas é fundamental que os seu pais humanos sigam um planejamento específico para que ele não fique tempo demais trancado dentro de casa.

Uma boa alternativa para cães da raça é colocá-los em uma creche/ daycare pelo menos duas vezes na semana para que corram, brinquem e interajam com outros animais. A raça costuma ser bem sociável, mas isso deve ser estimulado desde filhote para que com o passar do tempo não se mostre muito protetor com sua família.

Apesar de ser uma raça que naturalmente late bastante, faça um trabalho de educação que mostre ao pet que latir é permitido, mas nunca sem motivo ou de forma descontrolada, pois isso pode ser um grande problema com os vizinhos de condomínio.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.