Raças de cães ideais para apartamentos

Escrito por Halina Medina – CEO do Tudo Sobre Cachorros

Apesar de todos os cães precisarem de passeios diários, atividade física e vida social (tanto com humanos como com outros cães), algumas raças se adaptam melhor à vida em apartamento do que outras raças, que realmente precisam de um espaço maior e um estímulo extra como quintais, sítios e fazendas.
O site Tudo Sobre Cachorros selecionou 11 raças que se adaptam bem à vida em apartamento para que você escolha a que lhe agrada mais. Normalmente são cães com um nível mais baixo de energia.
Não recomendamos cães pastores, pois são cães de trabalho que precisam se sentir úteis e precisam de muito exercício diariamente. Muitas vezes passeios para esses cães não são suficientes e eles tendem a se tornar destruidores se mantidos dentro de um apartamento.
Selecionamos alguns terriers, que apesar de pequenos, tem um nível de energia mais alto e vão precisar de longos passeios, duas vezes por dia. Porém, podem ter uma vida feliz num apartamento se forem supridas suas necessidades físicas e psicológicas.

1. Buldogue Inglês e Pug
Prós: se você gosta de cães de focinho achatado, o Buldogue Inglês e o Pug são ótimos. Eles são tranquilos, preguiçosos, adoram um sofá e tem a energia baixa. O Pug é um pouco mais agitado que o Buldogue Inglês.
Contras: ambos tem a saúde muito delicada. São cães caros para comprar e mais ainda para manter, pois estão sempre com algum probleminha de pele etc.
Leia aqui tudo sobre o Buldogue Inglês
Leia aqui tudo sobre o Pug

2. Buldogue Francês
Prós: também tem focinho achatado. São muito dóceis, amáveis, amam crianças e se dão bem com outros animais.
Contras: além de apresentarem problemas de pele também, eles são bem destruidores.
Leia aqui tudo sobre o Buldogue Francês

3. Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)
Prós: pra quem gosta dos peludinhos. A vantagem é que não precisa de tosa.
Contras: tem que ser bem socializados e educados pois podem apresentar ciúmes e possessividade.
Leia aqui tudo sobre o Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)

4. Shih Tzu
Prós: pra quem gosta dos peludinhos. É uma das raças mais populares do Brasil e é fácil encontrar canil com ninhadas disponíveis.
Contras: precisa de tosa.
Leia aqui tudo sobre o Shih Tzu

5. Lhasa Apso
Prós: também é peludo. Ele é bem mais calmo que o Shih Tzu e o Spitz Alemão.
Contras: precisa de tosa.
Leia aqui tudo sobre o Lhasa Apso

6. Chihuahua
Prós: é bem pequeno e portátil. É bem apegado ao dono.
Contras: pode ser bastante ciumento. Como é muito pequeno, o dono deve tomar cuidado pra não tratá-lo igual gente e não deixá-lo sem liderança.
Leia aqui tudo sobre o Chihuahua

7. Cavalier King Charles Spaniel
Prós: é muito dócil, alegre, não é destruidor, não precisa de muita experiência para educá-lo.
Contras: como é raro no Brasil, é caro e poucos são os canis que criam a raça. Tem alguns problemas genéticos como doença da válvula mitral (coração) e seringomielia.
Leia aqui tudo sobre o Cavalier King Charles Spaniel

8. Yorkshire Terrier
Prós: mais um peludinho pra lista. É uma das raças mais populares do Brasil. Seu pelo é similar ao cabelo humano e ele é ideal para pessoas alérgicas.
Contras: precisa de rosa. Como é muito popular, é necessário encontrar um canil sério e ter cuidado pra não cair em um criador de fundo de quintal.
Leia aqui tudo sobre o Yorkshire Terrier

9. Maltês
Prós: seu pelo é similar ao cabelo humano e ele é ideal para pessoas alérgicas.
Contras: precisa de tosa. Tem a saúde frágil.
Leia aqui tudo sobre o Maltês

10. Poodle Toy / Poodle Micro Toy
Prós: solta pouco pelo. Já foi muito popular, hoje vemos cada vez menos.
Contras: precisa de rosa. Como é muito popular, é necessário encontrar um canil sério e ter cuidado pra não cair em um criador de fundo de quintal.
Leia aqui tudo sobre o Poodle

11. Bichon Frisé
Prós: solta pouco pelo.
Contras: precisa de rosa. Como é muito popular, é necessário encontrar um canil sério e ter cuidado pra não cair em um criador de fundo de quintal.
Leia aqui tudo sobre o Bichon Frisé

 
Existem mais de 300 raças de cães. Selecionamos aqui apenas as 11 que consideramos mais adequadas a apartamentos. Confira o GUIA DE RAÇAS do Tudo Sobre Cachorros e conheça outras raças de cães.

Conhece alguém louco por cachorro, mas que mora em apartamento? Compartilhe!

Sobre o autor

Gleyce Oliveira

Gerente de marketing da Pet Love durante a semana, voluntária da Catland nas horas vagas e mãe dos felinos ex-de-rua Mia, Mini e Provolone em tempo integral, Gleyce tem um plano secreto de se tornar a "louca dos gatos". E dominar o mundo se der tempo.
Também ama os caninos, representados em sua vida pela Dalila, Lhasa Apso, e Gaia, RotFila, que vivem a vida mansa do interior na casa dos seus pais.

Deixe um comentário