Pastor de shetland personalidade

O pastor de shetland é por muitos apelidado de “mini collie”, mas a raça não é uma miniatura da Lassie. Reconhecido como um cão pastor de porte pequeno/ médio, ele é considerado um dos mais inteligentes do mundo, ocupando a sexta posição do ranking publicado pelo neuropsicólogo Stanley Coren em seu livro “A Inteligência dos Cães”.

Super ativo, o sheltie precisa de muita atividade e dedicação de seus pais humanos, que precisam levá-lo para passear diariamente, além de realizar outras atividades físicas variadas e exercícios mentais.

Os pastores de shetland também precisam ser educados e socializados ainda quando jovens, pois podem desenvolver uma tendência a pastorear crianças e outros animais, além de latir em excesso (algo bastante citado como característica dos exemplares da raça).

O pastor de shetland é brincalhão e super apegado aos humanos da sua família, mas pode ser um pouco reservado com estranhos. Eles costumam adorar brincar com bolas e frisbees, não à toa, frequentemente participam de competições caninas como as de agility.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

2 Comentários

  • Minha gata tem 12 anos. Alimento-a apenas com ração e costumo diversificar, tem vezes que forneço da royal canin e outras da hill’s. Qual dessas é a melhor para gatos e qual a especificação para a idade?

    • Olá, Cristina! As duas marcas são de excelente qualidade. Indico que dê uma versão para idosos (ração para gatos acima de 7 anos). Um abraço!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.