Pelos de gato: um manual para lidar com a queda

Quem tem miau em casa já sabe: é pelos de gato no chão, pelos de gato na roupa, pelos de gato no ar. Mas se você reparou que os pelos do seu gato estão caindo mais do que o normal, você deve tomar alguns cuidados extra para ter certeza de que isso não é um problema.

Verão ou estresse?

É comum que gatos percam bastante pelo. Principalmente no verão. Por isso, se a queda ocorre de forma generalizada, não é necessário preocupação.

Já quando o animal começa a perder pelos em áreas específicas do corpo, com falhas, o que chamamos de alopecia, devemos levar ao veterinário”, explica a médica veterinária Anna Carolina Barbosa.

A queda de pelo em grande quantidade e fora do período de troca pode acontecer por muitos motivos. Entre eles, estão, por exemplo, má alimentação, estresse, animais idosos, doenças de pele e doenças sistêmicas.

Escovando pelos de gato

Entre as dicas de Barbosa para ajudar na queda de pelos, está a escovação regular do animal. Devem ser utilizadas escovas próprias para gatos. A escovação pode ser feita em dias alternados e diariamente no caso de gatos de pelo longo.

Ela ressalta que a necessidade de comprar uma escova própria para esse fim é que a utilização de uma escova normal pode machucar a pele do animal, abrindo caminho para escovações.

Mais ajuda

“Utilizar ração de qualidade super premium e diminuir o estresse no ambiente também ajudam”, explica a médica veterinária.

Banhos também ajudam a controlar a queda de pelo e devem ser realizados em intervalos não inferiores a uma semana.

“Apesar do gato se lamber para eliminar as sujidades, eles não a eliminam 100%, o que apenas o banho, com produtos próprios, pode proporcionar”, alerta a profissional.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Deixe um comentário