Escovar não é só para ficar fofinho

Para manter a higiene do seu pet é necessário não apenas o banho, a escovação frequente também é muito importante. Escovar o seu bichinho garante muito mais do que limpeza, pois os pelos ficam bonitos, macios e livres dos incômodos nós.

As rasqueadeiras, escovas e pentes possuem diferentes materiais e formatos, os quais servem para cuidar de pelagens específicas dos animais. Sejam os pelos curtos, longos, lisos ou ondulados, com certeza você vai encontrar o acessório mais adequado para manter seu amiguinho sempre bonito.

Os cachorros e os gatos podem usar quase sempre os mesmos modelos de escovas, pois o diferencial principal está no tamanho e no tipo da pelagem. Sendo assim, se atente aos diversos modelos de escovas que existem e qual a que melhor se adapta ao seu bichinho de estimação. Lembre-se que também é preciso pensar no conforto do pet ao ser escovado, existem muitos casos em que eles se estressam por sentir dor ou algum outro incômodo durante o processo, e, na maioria das vezes, isso ocorre porque o acessório utilizado não é o correto.

Se o seu animalzinho possui pelos curtos, a melhor escova a ser usada é a com pontas duras e de plástico. Penteando sempre no sentido em que nasce o pelo, esse processo livra seu pet de sujeiras e aumenta a produção de óleo pela pele, fazendo com que o pelo do bichinho fique brilhante e sedoso. Além desses motivos, a escovação em animais de pelos curtos serve para que os pelos soltos possam ser retirados, antes que comecem a se espalhar pela casa.

Já animais com pelos longos, exigem um cuidado maior por acumularem mais sujeira e por estarem mais sujeitos a embaraçar. Nesses casos, as rasqueadeiras mais indicadas são as que possuem cerdas compridas e flexíveis ou os pentes desemboladores se tiver algum nó. A escovação deve ser feita com muita calma para não machucar a pele do animal, escovando sempre no sentido em que nasce o pelo mecha por mecha, em todo o corpinho dele, inclusive as patinhas, a barriga e o rabinho. Em pets com pelos compridos, a escovação deve ser feita com mais frequência, mais de uma vez por semana, principalmente em épocas de troca da pelagem, para que os pelos soltos sejam removidos e não embaracem os que estão presos.

Os pelos embolados parecem preocupantes apenas por motivos de estética, mas é muito mais do que isso, pois os nós incomodam, machucam o animal e, nos casos mais extremos, podem ocasionar o acúmulo de fungos. Mais perigoso ainda é tentar desembaraçar esses nós sem o devido cuidado, experiência e material mais indicado. Por isso, é muito importante fazer a manutenção da escovação do seu pet, evitando os transtornos com pelos embaraçados. Caso os embaraços se tornem muito difíceis de remover, o mais indicado é que o seu bichinho seja levado a um petshop de confiança, para que profissionais usem a rasqueadeira, pente ou escova mais adequada da forma correta, e resolva o problema do seu bichinho sem que ele se sinta estressado ou incomodado devido a dor.

Além de todos esses benefícios da escovação do seu animalzinho, um dos fatores que pode ser levado em conta, é o prazer que seu pet sente em ser escovado. Já que quando feito da maneira correta, o animal sente-se calmo e relaxado, e curte o momento como se estivesse recebendo um carinho. Aproveite para mimar um pouco o seu melhor amigo enquanto cuida da saúde e da beleza dele.

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

4 Comentários

  • Gostei de saber que também podemos escovar os gatos; só escovo frequentemente meu york… Agora meus bichanos vão ter escovação também. Gostei da dica.

  • olá adorei este site porq aprendo muitas coisas boas e gostaria de sabe qual o shampo que vocês me endica pra eu usar no pelo da minha cachorra ela é shih tuz e ela teve um filhotinho e eu posso da o vermifoga quando querido …
    aguardo resposta e obrigado!

  • Olá,
    Gosto muito desse site, ele me dá aulas de como devo cuidar mais e melhor dos meus pets.
    Agradeço mais uma vez em aprender sobre a importância de escovar os pelos.
    Durante as consultas veterinária não há um diálogo demorado, o que importa é cuidar do que o Pet sente, fazer um diagnóstico, e um tratamento completo.
    Mas aqui no Site aprendo o que preciso.
    Obrigada !
    Nice

  • OLA, O QUE FAZER QUANDO O CACHORRO NÃO QUER COMER??? ALGUMA VITAMINA(EM COMPRIMIDO) É INDICADA? E QUANDO TOMA AGUA E DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS VOMITA? O QUE PODE SER? CACHORRA TEM MAIS OU MENOS 13 ANOS, SRD. PODEM ME AJUDAR ??? OBRIGADA E AGUARDO RESPOSTA.

Deixe um comentário