Pequinês

Você conhece a lenda do Pequinês? Conta-se que um leão se apaixonou por uma macaca e que o rei da selva sacrificou seu tamanho e sua força para pelo amor. Assim nasceu o Pequinês, herdando a coragem de seu bravo pai e a doçura e inteligência de sua mãe. E com essa linda história de amor que começamos o Guia de Raças.

pequinês na grama

Características do pequinês

Variações

Não existem variações da raça nem de tamanhos reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional.

Tamanho do Pequinês

O tamanho médio do Pequinês é de 15 a 20 centímetros de altura e pode pesar de 2,5 a 5,5kg

Pelagem do Pequinês

Todas as cores são permitidas, não há uma restrição para a cor do Pequinês. Os exemplares multicolores apresentam manchas bem definidas.

Padrão da raça cbkc

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do Pequinês

Independente, personalidade forte e apego ao proprietário são algumas das características do temperamento desse pequeno companheiro. Claro que alguns puxaram o pai leão e são mal humorados e bravos.

Nível de atividade

O Pequinês não precisa de muita atividade física, basta dar umas voltinhas no quarteirão para ele se exercitar.

Atividade de guarda

O Pequinês tem o instinto ancestral de guarda e proteção do proprietário.

Inteligência e obediência do Pequinês

A raça foi classificada na colocação 73a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações de 70 a 80 são listadas as raças julgadas como detentoras do menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Necessitam de até quarenta repetições para que demonstrem o mínimo de entendimento sobre o comando durante o treinamento e antes que consigam executar a ordem. É comum que precisem executar o mesmo movimento por mais de cem vezes antes que se tornem confiáveis.

Cuidados com o seu Pequinês

Uma alimentação balanceada é recomendado, principalmente com rações super premium para porte pequeno. Nessas rações os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento além de outros benefícios nutricionais importantes. Passeios e exercício lúdico é importante para o bem estar de saúde e mental do seu cachorro.

Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial ou shampoo neutro e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! Como todo cachorro de estimação gosta de ossinhos, bifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam e aprendem rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem.

A saúde do Pequinês

As principais doenças ligadas à raça são: Macroglossia que é um tamanho maior que o normal da língua e doenças oftalmológica como ectropion e luxação do globo ocular. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após quatro anos de idade é recomendada acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc.

Cuidados dentários são importantes, principalmente pela baixa congruência dentária, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erroneamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.

Dúvidas frequentes sobre a raça Pequinês

Solta muito pelo

O Pequinês não costuma incomodar o proprietário com queda de pelo, duas vezes ao ano ele tem uma queda mais acentuada. Se por acaso ocorrer muita queda de pelo provavelmente alguma doença dermatológica pode estar ocorrendo e nesse caso seria bom levar para uma consulta no veterinário. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.

Qual o clima mais adequado para o Pequinês

O Pequinês se adapta bem tanto em clima quente como frio, não costuma ser um empecilho para o bom manejo do cachorro a temperatura do ambiente.

Quantos anos vive um Pequinês?

A raça tem uma vida média de 9 a 19 anos.

O Pequinês late muito

Os cães dessa raça não costumam latir muito, só acabam latindo quando alguém se aproxima do proprietário na tentativa de guardar e proteger o mesmo.

Vive bem em apartamento

Sim, o Pequinês vive bem em apartamento, desde que passeie diariamente e aprende com facilidade a fazer xixi e coco no local certo.

O Pequinês se dá bem com crianças

Depende, alguns não se dão bem com crianças. O ideal seria apresentar crianças para o cachorro desde a sua idade mais jovem para ele crescer se acostumando com crianças.

Qual o dono ideal para o Pequinês

Por causa do temperamento dominador, costuma-se falar que o dono ideal para um Pequinês é um dono experiente, que já teve outros cachorros.

Como é um filhote de Pequinês

O filhote do Pequinês é uma bolinha de pelo, dentucinho e com cara de enfezado que vai derreter todos os corações.

Quanto custa um filhote de Pequinês

Encontramos no mercado filhotes entre R$ 1000,00 a R$ 2500,00.

Produtos recomendados para Pequinês

 

 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

5 Comentários

  • Ola nossa família, adotou uma cachorra pequinês com 5 meses…infelizmente a outra família n cuidou bem, pois só agora aos 5 meses a cachorra começou a vacinação… ela sangra muitas x nas fezes…o vet passou uma medicação …e durante o tratamento ela n sangrou ….mais…. mas agora voltou outra x a sangrar…so papa ração..q mais posso fazer para ajudar o nosso bebe …alguem pode ajudar,?? ??

  • Boa noite!

    Gostei muito das informações e orientações sobre o pequinês, foram muito úteis. Ganhei um com 04 meses, preto e branco…liiindo e meigo! muito amigo! A ração que estou alimentando-o é “premiata premium, sabor frango com arroz”, sem conservantes (será que essa marca é indicada?).
    Rosana

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.