Persa

Persa

gato_persa_branco_preto

gato persa

País de Origem: Grã-Bretanha

Outras designações: Longhair, Persian

A raça mais célebre do mundo.
Até meados do séculoXVI, não seconhecia a existência de gatos de pêlo comprido na Europa. Os primeiros antepassados do Persa foram importados da Pérsia (actualmente Irã) para Itália no século XVII, por Pietro Della Valle. Mais tarde, Nicolas Fabri de Peiresec, conselheiro do Parlamento de Aix en Provence, trouxe para França gatos da Turquia, provavelmente do tipo Angorá.
Estes gatos foram muito apreciados pela aristocracia europeia. Luís XV possuía um gato Persa Angorá branco. Na primeira metade do século XIX, alguns gatos “Persas”  foram criados em Itália e introduzidos na França e Inglaterra foram cruzados com “Persas” de origem turca. Os primeiros espécimes foram expostos no Crystal Palace de Londres em 1871. Nessa época, alguns criadores britânicos organizaram um programa de criação selectiva. Realizaram-se cruzamentos com gatos Angorá para o apuramento da pelagem.
Além disso, realizou-se um trabalho sistemático para aumentar a gama decorese padrões, do qual resultaram as atuais mais de 20 variedades. Assim, o Persa Smoke (fumo),resultante de cruzamentos entre Persas negros, brancos e azuis, foi exposto em Brighton em 1872.

O gato “Silver” foi o primeiro Persa Chinchila exibido em Londres, em 1888. Os Persas colour point, designados por Himalaia nos Estados Unidos e considerados como uma raça à parte pela T.I.C.A. e Kmehr (ou Kmer) na Alemanha, apareceram por volta de 1920. Os Persas Tabby, que surgiram há mais de um século, foram expostos em Paris,em 1927, sob a designação de “tigrados”.

Ainda no século XIX, os ingleses selecionaram os gatos mais maciços e robustos. Nos Estados Unidos, por volta de 1930, alguns criadores obtiveram um tipo brevilíneo extremo, baptizado com o nome de “Peke Face” (face de Pequinês). O Persa, sem dúvida a raça mais célebre do mundo, participou, muito provavelmente, na criação do Gato Sagrado  da Birmânia e do British Shorthair.

ASPECTO GERAL:
Tamanho médio a grande.
Tipo brevilíneo, de corpo maciço.
Membros curtos. Pelagem muito comprida.
Porte aristocrático, majestoso.

Peso do gato persa: 3,5 a 7 kg

Características anatômicas:

CABEÇA
Redonda, maciça, abaulada. Crânio muito largo e redondo. Fronte arredondada. Bochechas redondas, cheias. Maçãs do rosto fortes e proeminentes. Nariz curto, largo, por vezes, ligeiramente arrebitado. “Break” acentuado entre os olhos. Focinho curto e largo. Queixo forte, cheio, bem desenvolvido. Mandíbulas largas e fortes .
ORELHAS
Pequenas, arredondadas na ponta, muito espaçadas. Não excessivamente abertas na base. Interior bastante peludo.

OLHOS
Grandes, redondos, bastante abertos e espaçados.A cor intensa e profunda corresponde à da pelagem (ouro a cobre para todas as cores; verde nos Chinchila, Silver e Golden; azul nos Colourpoint; olhos díspares em alguns Persas brancos).
PESCOÇO
Curto,forte e bastante musculoso.
CORPO
Médio a grande, maciço (cobby), vigoroso. Peito largo e profundo; ombros e ancas de largura idêntica. Dorso largo e curto. Abdómen curto. Estrutura óssea curta e maciça. Musculatura firme e bastante desenvolvida.
PATAS
Curtas,fortes, paralelas. Estrutura óssea forte, musculatura bem desenvolvida. Pés largos, redondos,fortes. Longos tufos de pêlo na região interdigital.

CAUDA
Curta, proporcional ao corpo, guarnecida de pêlos muito compridos e abundantes que formam um penacho. A cauda é mantida
muito baixa.
PELAGEM
Pelagem muito delicada, com pêlo e sub-pêlo longos. Pelagem densa, sedosa e longa em todo o corpo (em média 10 cm e até 20 cm de colar). Estão reconhecidas todas as cores.
Variedades clássicas:
Pelagens uniformes: unicolores, sem riscas nem marcas tabby. Todas as cores (branco, negro, azul, ruivo, etc.).

O Persa branco com nariz e almofadinhas rosas pode apresentar três tonalidades de olhos:
-Azul claro:tom mais procurado e oficialmente reconhecido como o mais antigo.
– Laranja ou cobre.
– Olhos díspares “Odd Eyed”: um olho azul claro e o outro laranja

Pelagens tartaruga e derivados: combinação de zonas de pêlos laranja com zonas de pêlos negros. Geralmente, apenas as fêmeas podem ser de cor tartaruga.
Pelagens em que a base do pêlo é descolorida:
Persas Smoke (cor de fumo).A raiz do pêlo apresenta um tom branco puro, e a ponta uma tonalidade o mais intensa possível.
A proporção ideal é:
1/3 de branco para 2/3 de cor.

Os mais frequentes são os Black Smoke,Blue Smoke, Chocolate Smoke, Lilac Smoke e Tortie Smoke (Tortie: padrão tartaruga). Utiliza-se a designação Smoke Cameo quando a coloração é laranja.

persa_variosPelagens bicolores com áreas brancas. De entre as variedades reconhecidas, citamos em associação com o branco:
preto, azul, chocolate, lilás, vermelho e creme.
Distinguem-se:
– O bicolor propriamente dito: o branco cobre 1/3 a 1/2 do corpo.
– O Arlequim: o branco cobre entre 50 a 75% do corpo.
-Van: todo o corpo é branco, excepto a cauda e duas manchas que envolvem os olhos e a base das orelhas (boné)

Pelagens Tabby:
– Tabby marmoreado (Blotched Tabby): riscas largas,fronte ornada com um “M” característico, linhas escuras nas bochechas (máscara), colares contínuos na parte superior do peito, asas de borboleta entre os ombros, anéis em redor das patas e da cauda.
– Tabby tigrado (Mackerel Tabby): riscas  estreitas, paralelas entre si e perpendiculares a uma risca longitudinal que acompanha a coluna vertebral.
– Tabby mosqueado (Spotted Tabby): manchas circulares, uniformemente distribuídas até ao abdómen. Os pêlos situados entre as
marcas são do tipo “agouti” (alternância de faixas escuras e claras).
– Persa Chinchila e derivados. Originado do cruzamento de um Persa Smoke com um Persa Silver Tabby.
Aspecto geral do Persa clássico, embora com um formato mais pequeno, mais brevilíneo e uma cabeça menos maciça. Pelagem
muito clara com reflexos prateados. O “Tipping” (pigmentação escura limitada à extremidade do pêlo) representa 1/8 do  comprimento dos pêlos de cobertura. A base do pêlo é branca. Nariz vermelho tijolo, rodeado por uma tonalidade escura e olhos verdes.

Derivados Persa Silver Shaded:
base do pêlo branco puro. Tipping em 1/3 do comprimento do pêlo (nuance cor de estanho). Referimo-nos à pelagem prateada sombreada. Persa Golden Shaded: base do pêlo alperce,tipping negro. Pelagem denominada alperce sombreado ou dourado.

CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES DO GATO PERSA:
Gato tranquilo, calmo, fleumático, sedentário que se adapta perfeitamente à vida num apartamento. Sociável, pacífico, nunca
agressivo, meigo e muito afectuoso, manifesta uma grande dedicação ao seu dono. Coabita facilmente com os seus congéneres,
cães e crianças. Face a estranhos, mostra-se mais distante.
Para o seu equilíbrio precisa de uma vidac alma. Suporta a solidão.Os seus miados são raros e discretos.
A maturidade é alcançada aos 2 anos de idade. Atinge a puberdade tardiamente, por volta dos 12 meses. Baixa prolificidade e parto difícil. Os cuidados de higiene (escovar, pentear e dar banho)são uma obrigação que é importante ter em conta. O comprimento do pêlo favorece a rápida formação de nós e madeixas. Como tal, é imprescindível desembaraçar a pelagem diariamente. A
muda ocorre na Primavera e no Verão. Os olhos, frequentemente lacrimejantes, devem ser limpos com regularidade.

Fonte enciclopedia do gato Royal Canin

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário