Pesquisa reforça a importância dos pets durante a pandemia

A relação com o núcleo familiar ganhou outro sentido com o isolamento social provocado pela COVID-19, e é claro que os pets tiveram o seu lugar de destaque na qualidade de vida de muitos petlovers. Veja só os dados que a pesquisa feita pela Mars PetCare revelou sobre a importância do convívio com pets durante a pandemia!

O estudo revelou uma conexão ainda mais forte entre humanos e peludinhos, já que 93% dos americanos entrevistados confirmaram a importância do apoio emocional recebido de seus pets, sendo que 71% – dos mais de mil entrevistados – disseram que não teriam resistido a 2020 sem a presença de seus companheiros de quatro patas.

Mulher com um gato e um cachorro

Por aqui o cenário parece ter seguido o exemplo americano, pois 62% dos tutores brasileiros relatam que a felicidade de seus animais é uma prioridade, enquanto 76% buscam mais informações sobre saúde preventiva para seus pets (olha o Blog Petlove aí! 😊).

Pets durante a pandemia:  companheiros de todas as horas

Como a casa e o escritório se tornaram uma coisa só, muitas pessoas sentiram falta de companhia e por isso vimos o número de adoções de pets aumentar durante a pandemia – porém, já fizemos o alerta de que o número de abandonos pode aumentar com o fim do isolamento social.

De um modo geral, com mais tempo em casa ao lado dos pets durante um período de incertezas e preocupações, houve um estreitamento dos laços afetivos que reforçaram a importância dos pets em nossas vidas, principalmente nos momentos mais difíceis.

Outro estudo da Mars, realizado em parceria com o Waltham Petcare Science Institute, traz alguns motivos que tornam o papel dos pets ainda tão relevantes para as nossas vidas:

  • Pets ajudam a enfrentar a solidão e o isolamento social epidêmico.
  • Podem aumentar a atenção e melhorar a nossa memória.
  • Proporcionam alívio do estresse.
  • Melhoram a variação da frequência cardíaca.
  • Ajudam a diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse)

E já que o seu filho de quatro patas te faz tão bem, nada mais justo do que prezar pelo bem-estar dele também, não é? Então continue acompanhando as nossas publicações, seguindo as nossas dicas e compartilhando os nossos posts pelas mídias sociais ou pelo WhatsApp. Dessa maneira, você ajuda outros petlovers a fazerem o mesmo pelos seus pets!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.