Até quantos anos o cachorro é filhote?

Assim como os humanos, cada fase da vida do cachorro demanda alguns cuidados específicos e, por esse motivo,  acompanhar seu crescimento é essencial. Saber quando o seu cachorro deixa de ser filhote não é importante apenas para mensurar a idade dele ou há quanto tempo ele já está ao seu lado, mas principalmente para oferecer uma melhor qualidade de vida para o peludo. Por exemplo, na transição de filhote para adulto, a alimentação deve ser trocada, pois as rações específicas para adultos contém nutrientes adequados e no nível ideal para aqueles que já passaram da fase de crescimento/ desenvolvimento.

A chegada da fase adulta para cada cachorro varia de acordo com a raça e porte, visto que cada um se desenvolve de formas e em ritmos diferentes. Há alguns parâmetros que podemos dizer ser padrão para a mensuração de idade entre filhotes, mas não é uma regra, pois cada cachorro possui suas particularidades.

  • Raças miniaturas/ pequenas: raças como Yorkshire, Pug, Shih Tzu demoram entre nove meses e um ano para se tornarem adultos.
  • Raças médias: já raças como Buldogue Inglês, Chow Chow e Boxer levam em média um ano para serem considerados adultos.
  • Raças grandes e gigantes: raças de porte grande e gigante, como Dogue Alemão, São Bernardo e Bullmastiff normalmente levam até dois anos para serem considerados adultos.

Essa média que estipula a fase de vida de um cachorro não é uma regra. O desenvolvimento e crescimento é uma particularidade de cada indivíduo, mas é claro que determinadas raças seguem um padrão mais certo. aioria Vale lembrar que a maioria dos médicos veterinários parte do princípio que, com um ano de idade, todos são adultos.

Enquanto filhotes, é fundamental que os cachorros sejam alimentados com ração específica e adequada para esta fase. Esses alimentos precisam ter nutrientes em níveis adequados para a idade com foco nas proteínas, vitaminas e gorduras, garantindo que  seu filhote tenha um crescimento saudável.

Independentemente da fase e idade, o ideal é alimentar o seu cachorro com rações super premium de acordo com seu  porte, não sendo indicado suplementar filhotes que recebem este tipo de alimento, pois por se tratar de um produto de qualidade superior, completo e balanceado, com a suplementação o pet pode apresentar excesso de vitaminas, proteínas e minerais, algo que merece atenção assim como o déficit destes nutrientes. Na maioria das rações, está especificado no rótulo até que idade os pets daquele porte devem comer aquele tipo de alimento para filhotes.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.