Pointer inglês características

O pointer inglês é um cachorro de caça que tinha como função principal apontar os animais que seriam abatidos. Para facilitar o trabalho dos caçadores em relação à localização desses bichos, o cão apontava onde lebres e aves estavam, ficando imóveis até que fosse realizado o disparo. Esbelto, ele é um ótimo atleta e consegue acompanhar seus humanos em variadas tarefas sem se cansar, mas também sabe quando não deve demonstrar agitação extrema.

Por serem caçadores natos, eles podem ter uma certa tendência a perseguir outros pets quando não são devidamente socializados. Precisam de atividade física diária e de pais humanos com bastante disposição. Na vida em família, ele costuma ser bastante brincalhão e companheiro.

Seu olfato super apurado pode ser um ponto chave para distraí-lo e introduzir brincadeiras saudáveis em seu dia a dia. Simular interações que façam com que ele procure por um petisco ou pelo brinquedo favorito é um excelente exercício para seu corpo e mente.

De porte médio, o pointer inglês pesa até 34Kg (machos), o que faz com que seja veloz e preciso. Trata-se de uma raça rústica fácil de ser adestrada, aprendendo rapidamente novos comandos e mostrando aos seus humanos o quanto gosta deste tipo de relação em que trabalham juntos.

Pointers ingleses se destacam como excelentes maratonistas, inclusive ganhando competições de corridas caninas. Deixá-lo muito tempo sozinho e ocioso nunca é uma boa ideia: ele pode se tornar irritadiço e destruidor. A raça é encontrada em diversas cores, sendo a maioria delas aceitas pelos clubes de criadores.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.