Poodle

Essa raça é tão querida por todos que alemães, franceses e italianos brigam pela sua origem, sendo que seus ancestrais provavelmente foram os cachorros de pelo enrolado da Ásia e com o passar do tempo a raça foi distribuída pela Europa. Conheça mais desse inteligente e fiel cachorro de companhia, o Poodle, habilidoso nadador a um dos mais queridos dos PetLovers em menos de 1 século.

Características do poodle

Variações

A raça possui 4 tamanhos diferentes o Poodle toy, Poodle mini ou anão, Poodle médio e o Poodle Grande que também é chamado de gigante, royale ou standard.

Tamanho do poodle

  • Poodle toy mede até 28 centímetros de altura e pode pesar até 7kg.
  • Poodle mini tem de 28 a 35 centímetros de altura e pesa por volta de 7kg.
  • Poodle médio tem 35 a 45cm de altura e pesa aproximadamente 12kg.
  • Poodle gigante mede de 45 a 60 centímetros de altura e pesa aproximadamente 22kg.

Pelagem do poodle

A pelagem pode ser preta, marrom, cinza, bege (amarelo ou abricot) e branco. Os pelos são crespos, lanosos e de textura fina, parece uma ovelha.

Padrão da raça cbkc

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do poodle

A raça é inteligente e obediente, além de serem alegres, ativos, fieis, companheiros e protetores são alguns dos adjetivos que podem descrever o temperamento da raça.

Nível de atividade

O Poodle precisa de pouca atividade física diária, a não ser que tenha uma evidente tendência a obesidade, passeios diários são necessários. Uma dica é praticar a atividade lúdica, brincando com bolinhas ou outros brinquedinhos tipo corda cabo de guerra.

Atividade de guarda

Instintivamente o poodle não tem uma atividade de cão de guarda, porem pelo seu apego ao proprietário pode latir na tentativa de expulsar um perigo ao proprietário ou uma casa.

Inteligência e obediência do poodle:

A raça foi classificada na colocação 2a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações de graduações de 1 a 10 lista-se os melhores cães de inteligência de trabalho. Após cinco tentativas, estes caninos já apresentam entendimento e não necessitam prática para repetirem comandos. Para 95% destes cães, não é preciso repetir uma ordem mais de uma vez. Sua velocidade entre o tempo de comando e o de execução também é considerada. Independente de trabalho ou adestramento é considerado uma das raças mais inteligentes, com proprietários afirmando categoricamente que “o seu poodle entende tudo o que ele fala”.

Cuidados com o seu poodle

Uma alimentação balanceada é recomendado, principalmente com rações super premium de porte para cães ou rações específicas para Poodle. Nessas rações os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento além de outros benefícios nutricionalmente importante. Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Por ser uma raça com tendência a obesidade, o ideal seria seguir a quantidade recomendada de cada ração e evitar a super alimentação. Passeios e exercício lúdico, como falamos, é importante para o bem estar de saúde e mental do seu cachorro. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial de preferencia para cães com pelos encaracolados, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! E antes que eu me esqueça, o poodle como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam e aprendem rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem. Muito importante no manejo do Poodle são as escovações diárias, pois a pelagem do Poodle facilmente forma nós e esses nós de pelos acabam cada vez ficando maior e formando um “tapete enozado em cima do Poodle” que pode levar a doenças de pele. Como é um cão com crescimento continuo de pelos, tosas regulares ou aparação do pelo são necessárias.

A saúde do poodle

As principais doenças ligadas a raça são: catarata, entropion, epilepsia, doenças de disco intervertebral, atresia ou obstrução do duto lacrimal, síndrome de Legg-Calvé-Perthes ou necrose asséptica da cabeça do fêmur, luxação da patela, atrofia da retina, urolitíase (formação de pedras no sistema urinário). Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após 6 anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erroneamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.

Dúvidas frequentes sobre a raça poodle:

Solta muito pelo

O Poodle tem duas trocas bem intensas de pelo durante o ano e quedas em menor intensidade durante o intervalo dessas trocas, porem como tem um histórico frequente de tosas, banhos e aparações, raramente percebemos essa troca de pelo. Com a escovação com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos. Doenças dermatológicas como por exemplo alergia alimentar, atopia, dermatite alérgica a picada de pulga, podem piorar a queda do pelo, portanto quando achar que tem algo diferente ou exagerado na queda dos pelos, recomendamos uma consulta ao veterinário.

Qual o clima mais adequado para o poodle

Sem sombra de dúvida o clima mais adequado para o poodle é o clima frio, devido a sua cobertura de pelos. Lógico que se ele viver em climas mais quente, é preciso cuidar com mais carinho do banho e tosa do bichinho.

Quantos anos vive um poodle?

A raça tem uma vida média de 8 a 16 anos.

O poodle late muito

Depende, tem Poodle que late bastante e outros que latem pouco, tudo depende do temperamento e de como ele é cuidado.

Vive bem em apartamento

Sim, o Poodle vive super bem em apartamento, aprende fácil a fazer as necessidades no local correto e se for treinado fica sozinho em casa.

O poodle se dá bem com crianças

Sim, o Poodle se dá bem com crianças, é carinhoso, apegado e adora brincar. Gosta de estar na companhia de crianças para gastar energia e se divertir trazendo bolinhas e fazendo arte para chamar a atenção.

Qual o dono ideal para o poodle

O Poodle se adapta a maioria dos estilos de vida dos proprietários, alguns podem ter dificuldade em ficar sozinhos durante o dia, porém existem técnicas como deixar um rádio ligado e deixar roupas usadas do proprietário que podem dar mais tranquilidade e segurança quando ele se vê sozinho.

Como é um filhote de poodle

O filhote do Poodle é uma delícia, uma bolinha de pelo, brincalhona e carinhoso, tenho certeza que você vai adorar.

Quanto custa um filhote de poodle

Encontramos no mercado filhotes entre R$ 500,00 a R$ 1500,00.

Canis e criadores de poodle toy

  • Canil SHAMBALA
  • Canil BELOS PELOS
  • Canil LITTLE GIPSY
  • Canil LARGE MODELS

Canis e criadores de poodle mini

  • Canil MAYA
  • Canil REBELO’S BEAUTY
  • Canil BELOS PELOS
  • Canil FLAMBOYANT’S HOUSE

Produtos recomendados para poodle

Fotos e imagens do Poodle

POODLE     POODLE

 

Fotos: Pixabay e Wikimedia

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

1 Comentário

Deixe um comentário