Poodle – Principais doenças

O Poodle é uma das raças mais queridas e famosa mundo afora. Sua pelagem encaracolada e seu jeitinho divertido conquistam todos por onde passa. Porém, mesmo com toda a sua fofura, a raça de origem alemã (embora muitos acham que sejam francesa por terem se aprimorado e popularizado por lá) está predisposta a diversas enfermidades de cunho genético e hereditário. A seguir, falaremos um pouco sobre algumas das doenças mais comuns.

Problemas oftalmológicos

Doenças oculares comumente acometem os cães desta raça. A catarata é uma das mais comuns, principalmente nos mais velhinhos. A condição afeta a capacidade de distinguir as coisas, devido à “película” que se cria sobre a retina, deixando a visão embaçada no início, podendo ocorrer perda total futuramente.

Outra doença muito comum na região ocular dos cães dessa raça é o glaucoma, uma enfermidade silenciosa e difícil de detectar, que faz com que a visão seja reduzida lentamente até que o cachorro fique completamente cego.

Otite externa

Esta doença provoca inflamações intensas e bem doloridas nos ouvidos. A inflamação ocorre desde o tímpano até o exterior da orelha do cachorro, causando secreção (purulenta ou seca) de odor normalmente fétido. Um sinal bem característico é o prurido, que faz com que o cachorro coce o local de maneira intensa. Estes sinais característicos ajudam no diagnóstico pelo médico veterinário.

Convulsões

Apesar de não ser uma doença propriamente dita, a convulsão quando presente pode indicar que algo não vai bem com a saúde do seu filho de quatro patas.

A convulsão é um distúrbio que ocorre nas sinapses neuronais, ocorrendo pequenas descargas elétricas no cérebro. Em meio a uma crise convulsiva, o cachorro pode vir a perder a consciência por alguns segundos ou minutos.

Caso o seu cachorro venha a ter uma convulsão, leve-o ao médico veterinário imediatamente. Com o auxílio de exames, o profissional irá diagnosticar o problema e indicará o tratamento ideal. Com isso o seu cãozinho ficará bem e poderá levar uma vida normal.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.