Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Por quanto tempo um cachorro idoso dorme?

Não adianta, todos nós vamos ter que diminuir o ritmo em algum momento. Se o seu melhor amigo está ficando idoso ou já apresenta alguns sinais clássicos dos velhinhos, como dormir demais, não se preocupe, você pode melhorar a qualidade de vida do seu pet. Mas, afinal, quantas horas um cachorro idoso dorme por dia?

Sinais de velhice em cães

Independentemente da raça, alguns sinais de velhice em cães podem ser facilmente notados, como o nariz cinza (grisalho), perda de audição e visão, lentidão ao se movimentar e aumento das horas de sono. Em raças de porte grande ou gigante sinais aparecem mais cedo, pois a expectativa de vida é menor quando comparada aos cachorros menores.

Quantas horas um cachorro idoso dorme por dia?

O normal é que um cachorro idoso durma entre 16 a 18 horas por dia. Mas, ainda assim, é importante ficar atento ao tempo que seu cão passa em repouso. Isso porque dormir muito pode ser considerado um mau sinal!

Nesta fase da vida é comum encontrar cachorros que apresentem doenças relacionadas à idade, como a osteoartrite, que atinge as articulações, o hipotireoidismo, que afeta os níveis hormonais, e a síndrome da disfunção cognitiva, que apresenta mudanças no comportamento do seu cãozinho. Caso você note que algo não está bem com seu pet, procure um médico veterinário para te auxiliar no melhor manejo do seu cãozinho.

Como melhorar a qualidade de vida do seu cachorro idoso

Algumas mudanças simples em casa e nos hábitos do seu cachorro idoso podem resultar em uma melhora na qualidade de vida dele, então fique atento a essas dicas.

  • Caminha de cachorro confortável, de preferência cama ortopédica, pois melhora a qualidade do sono.
  • Escadas ou degraus em lugares estratégicos para permitir uma subida e descida com menos impacto.
  • Exercícios! É importante que seu cachorro faça exercícios regularmente, longas caminhadas sem muito impacto são  indicadas. Nessa fase da vida, provavelmente ele não irá mais curtir correr com você.

Sem dúvidas a idade chega para todos, então aproveite os anos de juventude do seu pet e, se ele já estiver diminuindo o ritmo, siga nossas dicas de como melhorar sua qualidade de  vida. Não  esqueça, o importante é passar bons momentos com seu melhor amigo.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriela Teixeira Degiovani

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.