Por que alguns cachorros uivam? Conheça três motivos

Você sabe por que cachorro uiva? Não importa o local onde more, certamente você já ouviu algum cãozinho uivando em um fim de tarde ou na calada de uma noite qualquer.

Cachorro uivando no portão

Por que cachorro uiva?

Existem três motivos que explicam porquê cachorro uiva:

  • Chamar a atenção ou demonstrar ansiedade
  • Ferimentos ou descobertas
  • Sons e estímulos

Os pesquisadores acreditam que a genética é o principal motivo que explica porquê cachorro uiva. Isso porque, como todos sabem, os cachorros têm ascendência com os lobos, que têm como característica principal o uivo, utilizado principalmente para se comunicar com a alcateia.

Algo a se considerar é que esse ruído canino, como qualquer outra forma de expressão vocal, não tem significado fixo. Mas, apesar de ser hereditário, os uivos possuem alguns motivos específicos.

Chamar a atenção ou demonstrar ansiedade

Assim como o latido, muitos cães utilizam o uivo simplesmente para chamar a atenção. Muitos pais sabem que eles podem ser emocionalmente manipuladores, mas ainda assim acabam correndo pela casa achando que há algo de errado quando ouvem esses sons, e no fim é apenas um cãozinho que quer brincar ou sair para passear.

Ainda assim, é preciso destacar que existem dois lados para essa moeda. Se o seu peludo sabe que você fica longe de casa por um bom tempo, ele pode uivar como uma expressão de ansiedade de separação. Uivos são completamente comuns, entretanto, quando em excesso, pode mostrar que o cachorro passa muito tempo sozinho.

Cães que são deixados sozinhos por períodos extensos estão sujeitos a essa síndrome. Se este for o caso do seu filho de quatro patas, comece a dedicar um pouco mais de tempo a ele. E quando estiver longe do lar, deixe brinquedos ou coisas suficientes para entretê-lo na sua ausência.

Cachorro uivando

Ferimentos ou descobertas

Outra resposta para a pergunta “porque os cães uivam?” é que muitos cachorros uivam para expressar dor referente a um ferimento ou lesão – as pessoas choram em situações do tipo, já os cães uivam. Alguns também são treinados para uivar quando fazem descobertas. Um cão de caça, por exemplo, é educado para emitir uivos no intuito de sinalizar a busca ou apreensão de algo.

Sons e estímulos

Por último, quem nunca ouviu um cãozinho uivando ao ouvir o som de um carro do gás ou de uma sirene de polícia? A razão é incerta, mas talvez alguns ruídos como esses possam despertar alguma memória genética inativa.

Alguns peludos não têm o hábito de uivar, mas basta ouvir o som distante de sirenes se aproximando para se sentar e começar a uivar. Esses “gatilhos” podem ser qualquer coisa: música em estéreo em uma festa, vinhetas e jingles populares da televisão ou som de instrumentos musicais.

Uma coisa é certa: nunca dê bronca ou tente reprimir um cão que esteja uivando com frequência. Isso só causará ainda mais complicações comportamentais e esconderá o verdadeiro problema. Assim como os lobos, os cães usam o uivo como uma forma de comunicação com a sua família, então pode ocorrer de ele apenas estar querendo avisar sobre algum sufoco, como alerta de perigo, fome, sede ou todos estes citados acima.

Agora que você já sabe porque cachorro uiva visite o Blog da Petlove para mais curiosidades sobre o mundo canino!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.