Por que os cachorros cavam?

Se você é pai ou mãe de pet, com certeza já viu seu cachorro cavando alguma superfície, seja dentro ou fora de casa. O mais habitual para nós é quando eles cavam com a intenção de esconder um osso, por exemplo, mas isso pode acontecer também para “guardar” brinquedos e outros objetos que consideram valiosos

Cachorros também podem cavar logo após fazerem suas necessidades. Sabe quando, com as patas de trás, eles espalham a grama de forma bem vigorosa, depois de fazerem cocô? Pois é, muitos estudiosos de comportamento animal acreditam que isso acontece para que possam marcar melhor o território, deixando seu cheiro mais evidente tanto liberando os odores típicos de seus coxins (almofadinhas) no chão quanto “jogando” suas fezes mais longe.

Cachorro-cavando-Petlove

Se seu pet não tem um jardim para chamar de seu ou não tem muito contato com grama e terra, não é raro que ele cave seu sofá, sua cama, um cobertor ou até mesmo o chão, sem nada. Acontece que mesmo sem o contato direto com a natureza, o instinto do seu cão continua lá, então, ele busca alternativas para adaptá-lo à sua realidade mais doméstica. 

Antes de deitar, cachorros e lobos podem cavar e rodar no local escolhido a fim de deixá-lo mais aconchegante e também se certificar de que nada de ruim (como espinhos, por exemplo), poderá atrapalhar seu sono. Quem nunca viu um pet fazendo um amontoado com sua própria manta? Dependendo da temperatura, eles também podem cavar para “esquentar” o chão antes de deitar, além, claro, de ainda estarem deixando suas marcas únicas de odor por ali… 

Cães com excesso de energia podem cavar com mais intensidade e frequência e isso merece atenção. Se seu pet cava muito e demonstra irritação em alguns momentos, pode ser hora de rever sua rotina

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.