Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Por que gatos afofam pessoas?

É bem provável que você já tenha se deparado com seu gato “amassando pão” nas cobertas, na cama e até em você, não é mesmo? É muuuuuito fofinho quando fazem isso!

Mas você sabe por que gatos afofam pessoas e objetos? Neste post você vai entender os motivos!

Gato afofando a cama Por que gatos afofam pessoas?

O fato de os gatinhos afofarem as coisas já intrigou até pesquisadores. Vamos ver alguns motivos pelos quais os bichanos amassam pãozinho em você ou em alguns objetos:

  • Relaxamento extremo:

Essa é a forma que alguns gatos encontram de mostrar que estão confortáveis e completamente relaxados no local ou na presença de determinada pessoa. Se ele faz isso próximo de você, fique contente, pois é um sinal de que ele confia e se sente bem ao seu lado. Alguns podem até ronronar enquanto afofam. 

  • Afofar quando são filhotes:

Eles fazem isso enquanto filhotes e mais precisamente no momento de serem amamentados. Usam as patinhas para “amassar” a barriga da mãe a fim de estimular a descida de mais leite e mostrar que está com fome, também ronronam para chamar a atenção e impedir que a mamãe se mova.

Se seu gato faz isso sendo um adulto, é bem provável que ele esteja resgatando suas memórias e instinto de filhote e não há com o que se preocupar!

  • Marcação de território:

Estudiosos afirmam que nas patinhas dos gatos há glândulas de odor, por isso ao afofar sua coberta, travesseiro, cama ou até você, eles mostram que aquilo lhes pertence ao liberar seu cheiro único por ali e tentar manter outros gatos distantes. Interessante, não é mesmo?

Ah! Se seu bichano não faz isso, pode ser que ele esteja um pouco estressado ou apenas demonstre felicidade, confiança e relaxamento de outras formas

Veja também:

Agora que você já sabe porque gatos afofam pessoas, acesse o Blog da Petlove para mais dicas sobre comportamento felino!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Marina Rodrigues

Médica-veterinária apaixonada por animais e escrever, mãe da Meg, uma salsicha cor de chocolate, idosinha e muito carinhosa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.