Por que os gatos cheiram o nariz do dono?

Os gateiros de plantão já devem ter notado que os gatos cheiram tudo ao seu redor e são os primeiros a notarem um aroma diferente no ambiente. O olfato felino é superior ao nosso, isso porque os gatos necessitam desse sentido aguçando por pura sobrevivência, para caçar suas presas e analisar se o alimento é seguro antes de comê-lo.

Você já deve ter reparado o seu gato fazendo algum tipo de careta engraçada e isso aconteceu provavelmente porque ele estava reconhecendo feromônios liberados no ambiente (isso ocorre por conta do órgão de jacobson. Esse “dispositivo sensorial” está presente no osso vômer – que fica localizado entre o palato e as fossas nasais – possibilita que o ar passe entre as fossas e faz com que o gatinho faça a careta). Os gatos possuem a capacidade de detectar mensageiros químicos liberados no ar. Existem alguns feromônios sintéticos que fazem com o que o seu gatinho se sinta bem no ambiente e possa demonstrar ainda mais afeto com as pessoas e outros pets da casa.

Mas por que os gatos cheiram o nosso nariz?

Muitas pessoas ainda acham que os gatos não são carinhosos e amorosos, porém é necessário entender que eles demonstram de maneira completamente diferente dos cães esse afeto. Por exemplo, quando esfregam o focinho, dão cabeçadas ou cheiram nosso nariz estão demonstrando todo o amor que sentem. E não pense que eles fazem isso com todos, os gatos são seletivos e caso você seja o beneficiário desse carinho, considere-se sortudo porque eles apenas fazem isso com pessoas ou objetos que gostam muito.

Diferentemente dos cães que são mais espalhafatosos, os gatos são mais sutis, mostrando o que sentem nos pequenos detalhes. Isso não significa que eles gostam menos dos pais humanos, eles só têm o próprio jeito de demonstrar isso. Por isso, quando o seu gatinho cheirar o seu nariz, saiba que ele está demonstrando que gosta muito da sua companhia e que você é muito importante para ele.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.