Por que gatos dormem tanto?

gato dorme muito

Muitas pessoas ficam preocupadas com seus gatinhos por acharem que eles estão passando mais tempo dormindo do que o normal. Você também já parou para pensar se seu gato dorme mais do que deveria? Será que dormir tanto assim pode ser sintoma de alguma doença? O que devemos fazer? Devemos nos preocupar? Mas por que os gatos dormem tanto?

Fique tranquilo! É bem provável que você não tenha motivos para se preocupar com seu bichano e nós vamos te explicar o porquê.

Por que os gatos dormem tanto?

Assim como nós humanos, os gatos precisam de um bom tempo de sono e repouso para terem energia armazenada para atividades futuras, assim como para se recuperarem fisicamente e para serem saudáveis e felizes. Porém, é claro que em diferentes proporções que nós humanos que dormimos, ou pelo menos deveríamos dormir, de 7 a 9 horas a cada 24 horas.

Em geral os gatos dormem pelo menos 7 horas a mais que a maioria de nós humanos. Estudos laboratoriais mostram que gatos dormem em média de 12 a 16 horas por dia. Isso mesmo, eles passam pelo menos metade do dia de olhos fechados. Se seu bichano for idoso ou filhotinho, esses números serão ainda maiores, chegando a dormir 18 das 24 horas de um dia, totalizando dois terços de toda sua vida dormindo. E isso é totalmente normal! Cada animal tem suas individualidades biológicas, e o sono é uma delas. Os cães adultos, por exemplo, passam de 9 a 11 horas por dia dormindo. Porém, existem alguns fatores que podem influenciar no tempo em que seu pequeno passa dormindo, inclusive fatores que possam estar relacionados a saúde do seu peludo.

gato dormindo

Meu gato dorme muito, mas ele é saudável?

Por mais tempo que o gato passe dormindo, é importante você saber o limite entre o sedentarismo e ser saudável e, ainda, saber como ajudá-lo a estar dentro desses limites. Se seu peludo passa muito tempo sozinho, sem a companhia de outros pets ou de outras pessoas, ele com certeza passará mais tempo do que deveria dormindo, se tornando um animal sedentário, podendo inclusive desencadear um possível caso de obesidade. Para evitar que isso aconteça, você pode comprar alguns brinquedos para que ele possa interagir enquanto estiver sozinho ou contar com o auxílio de um profissional capacitado. Um Pet Sitter Profissional, por exemplo, é uma ótima opção. Além de interagir e brincar com seu peludo, ele irá oferecer maior qualidade de vida a ele e ainda vai conseguir identificar se ele está saudável ou se ele está apresentando sintomas de alguma doença, pois foram treinados para isso. Veja aqui como identificar uma Pet Sitter Profissional. Você pode conhecer melhor o serviço de Pet Sitter da Pet Anjo clicando aqui e ainda pode encontrar as Pet Sitters mais próximas de você aqui.

Ao contrário do que alguns podem pensar, os gatos não passam boa parte do dia dormindo pelo fato de serem animais noturnos. Isso não passa de um mito. Gatos são animais de crepúsculo, ou seja, são mais ativos ao nascer e ao por do sol. Isso porque em seu habitat natural, esses são os períodos em que eles saem para caçar seus alimentos, como roedores, aves e até mesmo alguns insetos. Esse é o motivo de alguns donos serem carinhosamente acordados pelos seus gatinhos assim que o sol nasce. Uma boa dica para evitar que seu gatinho tente te acordar muito cedo, é fechar as janelas de sua casa, evitando que a luz do sol entre, assim você ganhará mais alguns minutinhos de sono sem que seu peludinho tente te acordar.

Então fique tranquilo, em geral você não deve se preocupar com as vááárias sonecas que seu gatinho faz durante o dia, eles são dorminhocos por natureza mesmo.

Porém, caso você perceba que seu peludo tem dormido mais do que de costume e ele não esteja ficando mais velhinho, com mais necessidade de descansar, fique atento, pois essa mudança de comportamento pode ser reflexo de uma possível doença.

Caso ele não volte a ter uma rotina de sono como a que ele era acostumado, leve-o ao veterinário para que você possa ficar tranquilo e não ter motivos para se preocupar, tendo certeza de que ele está bem e saudável. Também vale a pena dar uma olhada na gengiva do seu bichano, caso ela esteja num tom pálido, leve-o ao veterinário o quanto antes. Gengivas pálidas podem ser sinal de anemia, uma doença perigosa que caso não seja tratada, pode levar a morte.

Então é normal que seu gatinho durma por muito tempo, tanto durante o dia quanto durante a noite, e seja mais ativo quando o sol nasce e quando o sol se põe. Mas lembre-se, todo e qualquer animal deve se exercitar e ser estimulado fisicamente e mentalmente de maneira regular para ter uma boa qualidade de vida e corpo e mente saudáveis, vivendo assim por mais tempo.

Sobre o autor

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP. Fundadora da empresa Pet Anjo que oferece dog walker, pet sitter e hospedagem com qualidade excepcional. Site: www.petanjo.com / www.blog.petanjo.com / www.carolinarocha.com.br

4 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.