Por que pode acontecer a morte súbita em hamsters?

Por mais estranho que pareça, não é incomum ouvir relatos de morte súbita nesses pequenos roedores de estimação. Por isso, preste atenção em algumas dicas para ter sempre Hamsters saudáveis ou mesmo melhorar o manejo de seus pets.

De onde vieram seus pequenos

A primeira dica é sempre pesquisar sobre a origem dos seus bichinhos, criadores sérios se preocupam com a saúde dos filhotes e dos pais e possuem médicos veterinários para auxiliar no manejo deles. 

Alimentação

É super importante estar atento à alimentação do seu hamster. Ofereça ração e sementes de boa qualidade, além de alimentos frescos. Observe se eles estão se alimentando bem, como estão as fezes, se estão se hidratando e em  caso de mudança no comportamento, uma visita ao médico veterinário é indicada.

Fatores ambientais

Em casos de morte súbita, o ambiente pode ser uma causa importante. A limpeza da gaiola, deve ser feita pelo menos uma vez por semana para impedir crescimento de fungos. Tenha cuidado com o substrato, pois cobertores sintéticos que possuem fenol podem fazer mal à saúde do seu hamster, assim como serragens, que podem causar doenças respiratórias. A mais indicada é a serragem de álamo.

Correntes de ar podem ser um problema, pois eles são animais sensíveis a cheiros e mudanças bruscas de temperatura, então observe onde a gaiola está posicionada.

Por fim, mas não menos importante, uma causa provável de morte pode ser o estresse!

Por serem animais sensíveis, outros pets, muito barulho ou iluminação no ambiente podem causar estresse e, em alguns casos, óbito do seu peludo mesmo pouco tempo depois de ter chegado à sua casa.

O importante é estar atento à saúde do seu pet. Leve sempre seu hamster para um checkup com um médico veterinário especialista em silvestres e exóticos, a prevenção é o melhor cuidado que você pode ter com ele.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.