Qual tipo de gato ideal para apartamento?

Se você pesquisou este termo na Internet, com certeza está em busca de uma lista com nomes de raças de gatos para avaliar qual deles você vai considerar para adoção. 

Então para ir direto ao ponto e saciar logo este seu desejo, pode acessar a nossa página de raças e escolher qualquer uma das opções que encontrar. É isso mesmo! Qualquer raça de gato é recomendada para viver em um apartamento desde que você siga à risca as boas práticas para fazer o seu gato feliz

Gato-apartamento-Petlove

De tratamento relativamente fácil, com certa independência e mais facilidade de suprir suas necessidades diárias de exercícios físicos e mentais em um ambiente sem espaço sobrando, o gato é um pet perfeito para viver em apartamentos. Mas é claro que você precisa preparar a casa para ele.

Apartamento de gato

Além dos itens de primeira necessidade como ração, potinhos, fontes de água, caixa de areia, cama etc., o apartamento onde mora um gato (na verdade para qualquer tipo de residência 😬) precisa contar com itens e acessórios para que o gato consiga satisfazer seus instintos felinos e se manter ativo.

Brinquedos, arranhadores, tocas, prateleiras são exemplos do que não pode faltar de jeito nenhum na vida de qualquer gato, independentemente da raça. Não importa o quão pequeno seja o seu apartamento, nunca deixe de oferecer um ambiente enriquecido para que o gato possa ter uma boa qualidade de vida e se desenvolva plenamente.

Espaço pequeno não é sinônimo de solidão

Muitas pessoas ficam preocupadas dos seus gatos se sentirem “claustrofóbicos” ou entediados morando em um apartamento pequeno. Se este é o seu caso, saiba que oferecendo um ambiente enriquecido e mantendo uma relação próxima com o pet, com certeza o gato tem tudo para viver uma vida feliz!

O ponto principal é: como eu preparo minha casa para o gato e o quão saudável são as relações que ele desfruta em seu dia a dia? Se a presença de alguma pessoa ou outro pet não representa uma ameaça para o gato e ele tem ao seu dispor tudo aquilo que precisa para viver uma boa vida domiciliar, tanto faz para o pet morar numa quitinete ou numa cobertura espaçosa.

Uma dica que vale sempre ser lembrada é de castrar o gato, seja ele macho ou fêmea, afinal, a esterilização não só ajuda a prevenir algumas doenças, como também diminui o interesse do animal em querer explorar novos lugares e o desejo em sair para acasalar, aumentando o risco dele se envolver em alguma briga ou acidente. 

Tenha em mente que é totalmente possível oferecer aos gatos uma boa vida em um apartamento pequeno se você estiver disposto a entender suas necessidades e criar meios para satisfazê-las. Óbvio, não dá pra querer que muitos gatos convivam bem em um ambiente minúsculo, afinal, cada pet precisa dos seus próprios itens e eles não devem ficar muito próximos uns dos outros – ex.: a caixinha de areia do potinho de ração.

Verticalizar o apartamento é uma das melhores opções para qualquer gato, pois é uma forma dele fazer atividades e ter meios para se esconder em locais mais altos quando julgar necessário. Brincar com ele diariamente e oferecer tanto atividades físicas e mentais é fundamental para seu bem-estar. 

Então, agora que você entende melhor o cenário, sabe que quando alguém te fizer esta pergunta você pode corrigi-la dizendo: como eu deixo o apartamento ideal para o meu gato? 

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.