Castração de gato: cuidados necessários

O procedimento de castração é geralmente feito com a intenção de que os animais não sejam mais capazes de gerar filhos e é uma parte importante na saúde dos bichos. Aqui, vale a velha frase: castração de gato é um ato de amor.

Isso porque, além do controle da população de animais, protegendo filhotes de abandono, ela também ajuda a controlar fugas, comportamento indesejados e também evita o aparecimento de tumores.

Exames

“Para realizar o procedimento, os animais precisam estar com a saúde perfeita. Para isso, precisamos investigar tudo que for possível”, explica o médico veterinário Carlos Gabriel Almeida, das clínicas CAT para Gatos e The Cat From Ipanema, no Rio de Janeiro.

“De acordo com a idade, exame físico e histórico, o veterinário vai sugerir quais exames serão necessários”, completa Almeida.

castração de gato (2)

Alterações físicas que aumentem o risco de complicações durante e após a anestesia podem impedir o procedimento. As maiores preocupações dos veterinários são as doenças infecciosas, congênitas e degenerativas.

O jejum de comida e água que deve ser realizado antes da cirurgia irá variar de acordo com a idade do gato.

Depois da operação de castração de gato

castração de gato

A necessidade de comprar analgésicos, anti-inflamatório, curativos e até de fazer uma alteração na dieta vai ser estabelecida de acordo com o caso específico.

“Além das orientações, é fundamental um ambiente tranquilo, limpo e livre de pressões emocionais. Doses de paciencia e amor para realizar procedimentos e ficar atento para algum sinal de problema”, alerta Almeida.

A cada troca de curativos – frequência que deve ser estabelecida pelo veterinário – é necessário observar secreções, sangramentos, inchaços ou qualquer sinal que tenha sido citado como esperado pela equipe cirúrgica.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

1 Comentário

  • bom assunto para nos, me ajudou muito ja que aqui onde eu moro nos temos um projeto que ajuda os animais de rua e geralmente aqui tem gato de rua e ajudo muito na adabitaçãO

Deixe um comentário