Quarentena: seu cachorro está dormindo muito?

Você notou que desde o início do isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus seu cachorro anda dormindo por muito tempo? Calma, Petlover, nada de errado está acontecendo com o seu peludo, ele apenas pode estar seguindo o que já fazia há muito e muito tempo!

Quarentena: seu cachorro está dormindo muito?

Necessidade superior

Assim como nós, os cães possuem uma alta necessidade de repouso e isso vai aumentando conforme vão envelhecendo. Entretanto, o tempo médio de sono deles é muito maior que o nosso. O período recomendado para uma pessoa adulta dormir é de sete a nove horas por dia, enquanto os cães dormem entre 12 e 14 horas. 

Outro fator que aparenta que os cães estão dormindo mais que o necessário é que eles não dormem de forma direta como nós, e sim por sonecas. Isso mesmo, enquanto você trabalha em home office seguindo as medidas de isolamento social, seu cão comeu, mordeu o brinquedo que ele adora, te pediu carinho, te interrompeu durante uma reunião importante e dormiu pelo menos cinco vezes durante o horário comercial. Esse é um hábito bastante comum, mas você nunca notou justamente por ter uma rotina fora do lar. Além disso, os finais de semana não servem como base, já que os sábados e domingos são dias que eles costumam estar mais ativos.

Idade

O tempo de vida do pet é outro elemento que influencia no seu tempo de sono diário. Um filhote, por exemplo, tem uma necessidade de sono por dia entre 16 e 18 horas, pois a fase de desenvolvimento requer muita energia. Já os idosos também tendem a dormir quase a mesma quantidade de tempo que um filhote, justamente por estarem menos enérgicos.

Quarentena: seu cachorro está dormindo muito?

Sono excessivo

Mesmo depois de saber de todas essas informações sobre o sono canino, ainda acha que o seu cachorro dorme mais que o necessário? É preciso investigar, pois o sono excessivo pode ser um indício de algum problema de saúde, como o hipotireoidismo. O câncer ou qualquer outra complicação relacionada ao metabolismo pode causar fraqueza e, consequentemente, fazer com que o pet durma ainda mais durante o dia.

Sono reduzido

Sim, é possível que um cachorro durma menos que o necessário. Muitos casos de perda de sono também estão relacionados aos problemas de saúde, entre eles a apneia do sono ou o excesso de peso, que causa dificuldades na respiração. Todavia, vale destacar que esses casos bastante raros, mas ainda assim vale toda a atenção.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.