Quatro dicas de raças com pouco ou sem pelo

De aparências peculiares, as raças que possuem pouca ou nenhuma pelagem são uma ótima opção para aqueles que têm algum tipo de alergia. Além disso, também são preferência por não sofrerem com pulgas ou outros hóspedes incômodos.

Mas se engana quem acha que uma linhagem sem pelos é sinônimo de menos cuidados específicos. Justamente por não terem qualquer proteção, eles precisam de uma atenção especial na pele, pois podem adquirir doenças como o câncer de pele, por exemplo.

Pensando em quem está à procura de um cãozinho pelado, separamos quatro dicas de raças que possuem pouco ou nenhum pelo.

 

Cão de Crista Chinês

Animados, inteligentes e brincalhões: essas são as principais características do Cão de Crista Chinês. Sua pelagem possui duas variedades: o corpo quase sem pelos, com uma crista de pelos macios desde o stop até a base do crânio; e o pompom de pó-de-arroz – na variedade peluda dessa raça, que é inteiro coberto de pelos. 

É um cão de pequeno porte, que pode pesar até seis quilos e tem uma altura média de 25 a 33 centímetros. É uma ótima opção para aqueles que não tem uma vida tão ativa, já que a raça não necessita de tantos exercícios.

 

Pelado Mexicano

Elegante e musculoso, o Pelado Mexicano – também conhecido como Xoloitzcuintle -, é inteligente, obediente e de fácil adaptação em vários tipos de ambiente, inclusive dentro de casa, já que tem tendência a se manter sempre tranquilo. O fato de quase nunca latir contribui ainda mais para que os pais o mantenham em ambiente interno.

Apesar de não ter que pentear esse cão, sua pele precisa de um tratamento regular. Uma das maneiras de deixar a pele do Pelado Mexicano sempre suave é usar creme esfoliante para eliminar as células mortas.

 

Cão Sem Pelo Argentino

O Cão Sem Pelo Argentino se parece muito com o Pelado Mexicano e o Cão Peruano. A raça pode ser de três tamanhos: pequeno, médio e gigante. Alguns cães da linhagem não possuem sequer um fio de pelo, enquanto alguns podem têm algumas mexas e podem ser penteados como quiser. 

Carinhosos e sociáveis, a raça tem uma alta expectativa de vida: 20 anos. Apesar disso, assim como as outras raças citadas, precisam de um cuidado especial em sua pele, usando cremes protetores hipoalergênicos. 

 

Cão Pelado Peruano

Também conhecido como Cão Pila ou Cão Sem Pelo Peruano, o Cão Pelado Peruano é uma das raças mais antigas do mundo. Assim como o Cão de Crista Chinês, pode nascer com pelo ou sem, sempre de forma natural.

A variação sem pelo é a mais procurada, já que a maioria que busca a raça possui algum tipo de alergia. O que acabam levando de brinde é a facilidade de limpeza, além da ausência de troca de pelos e nenhum risco de pragas como carrapatos e pulgas. 

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.