Saiba porque o Chow Chow tem a língua azul

Ele chama a atenção por onde passa por sua aparência exótica, que faz lembrar um urso, mas o que faz realmente sucesso não é a pelagem abundante do Chow Chow, mas sim a sua famosa língua azul. E você sabe por que ela tem essa cor?

Há duas explicações para o Chow Chow ter a língua colorida, uma mitológica e outra científica. A primeira delas nasceu na China, País onde a raça foi originada, lá se conta que durante a criação do Universo todo o céu foi pintado de azul e durante o processo um pouco de tinta acabou caindo na Terra. E os cães que lamberam essa tinta ficaram com a língua colorida e então tornaram-se sagrados.

Explicação científica para a língua azul

Pelo lado da ciência, a culpa pela língua azul não se deve à curiosidade do Chow Chow em saber qual o gosto da tinta, mas sim pela melanina. A explicação é que os cachorros desta raça têm uma condição genética que faz com que a língua tenha mais melanina, que altera a coloração e a deixa próxima do azul ou do roxo.

Sharpei e Akita são outras raças de cachorros com predisposição genética (ou que também lamberam a tinta que caiu do céu) similar ao Chow Chow e que podem ter a língua azulada. Vale lembrar que mudanças na cor da língua de outras raças pode indicar algum problema de saúde, então, fique atento! Gostou dessa curiosidade? Quer saber mais sobre essas e outras raças? Então acesse a nossa página especial, lá você conta com informações detalhadas de vários cachorros, como pelagem, saúde, nível de energia, tamanho, peso e muito mais!

Mais sobre o Chow Chow

Principais doenças
Temperamento
Dicas de roupas

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.