Raças de cachorro pequeno

Ter uma raça de cachorro pequeno em casa vem sendo tendência cada vez mais forte no Brasil. Isso, porque, os espaços estão cada vez menores e o conceito “lar studio” vem ganhando força em nosso País. Morando em residências reduzidas, não temos muitas alternativas além de ter em casa um pet que melhor se adeque a essa realidade.

Não estamos aqui dizendo que não é possível ter cachorros grandes em apartamento,  mas sim que muitas pessoas buscam, atualmente, a companhia de raças menores e/ ou de gatos. Aqui, listamos cinco raças de cachorro pequeno, mas depois você também pode ver o nosso outro texto sobre cachorros de pequeno porte.

Spitz alemão

Também conhecido como “lulu da pomerânia”, o spitz alemão já teve seu auge no Brasil, ficou sumido por algum tempo, mas agora voltou com tudo! Parecendo uma raposa em miniatura, ele é um cachorro de porte pequeno que costuma chamar a atenção por ser brincalhão, cheio de energia e muito amistoso com sua família.

Dachshund

O dachshund, que atende ainda como teckel, basset ou “salsichinha”, também já foi muito popular por aqui, mas parece ter perdido espaço para outros pequenos nos últimos anos. Muito ativo e extremamente apegado aos membros de sua família humana, ele pode até mesmo se mostrar possessivo em certas ocasiões.

Bichon frisé

Às vezes confundido com o poodle, o bichon frisé costuma ser super receptivo com as visitas e bem brincalhão. Todo branquinho e com uma tosa mais arredondada do que a realizada em outras raças, ele chama a atenção por onde passa por sua simpatia. Bastante inteligente, o bichon já foi um cachorro da realeza e de circos, mas hoje ocupa um espaço cativo como cão de companhia.

Pinscher

O pinscher, dependendo de sua linhagem genética, poderia entrar em uma categoria à parte, a dos cães minúsculos. Alguns exemplares da raça, quando adultos, podem não chegar a atingir o peso de um quilo! Seu tamanho requer cuidados especiais, principalmente com os acidentes domésticos. Suas patinhas finas e seu corpo frágil podem ser um problema para tutores mais distraídos.

Cavalier king charles spaniel

A raça, bem conhecida como a favorita do Rei Charles (daí vem o seu nome), pode ser considerada uma das mais meigas e carinhosas do mundo canino. Os cavaliers se destacam por serem simpáticos e super amistosos inclusive com aqueles que não conhece. Sua aparência diferenciada e seu modo de agir faz com que quem os conhece nunca mais os esqueça.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem três cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.