Ranking inteligência canina

Quando falamos sobre inteligência canina, esse tema pode dividir as pessoas em dois nichos: de um lado estarão aqueles que irão se perguntar “será que meu cachorro é inteligente?” e de outro os que podem achar um absurdo existir um ranking para isso. Mas, calma! Este ranking de inteligência canina trata-se de uma classificação entre raças que estão mais aptas a desenvolver certas atividades, como por exemplo cães guias, cães pastores, cães farejadores, entre outros.

Por que “Ranking de inteligência canina”?

O ranking surgiu a partir de um estudo feito por Stanley Coren, neuropsicólogo, PhD e professor de psicologia na Universidade de British Columbia.

Stanley Coren desenvolveu um formulário bem detalhado e entregou para especialistas em provas de obediência para cães. O objetivo da pesquisa era avaliar 133 raças e seu comportamento em provas de obediência. O neuropsicólogo diz que o intuito da pesquisa não é classificar a inteligência instintiva, mas sim o comportamento entre as raças, relacionando a inteligência com a aptidão para a obediência e ações de trabalho.

Tipos de inteligência canina

Em seu livro “A inteligência dos cães”, Stanley Coren nos mostra que os cachorros possuem três tipos de inteligência: inteligência de adaptação, inteligência instintiva e inteligência de trabalho e obediência.

  • Inteligência de adaptação: este tipo de inteligência, que é medido por testes de QI canino, tem um resultado variável e particular para cada indivíduo. Esse teste mede a capacidade de aprendizagem e de resolução de problemas e situações variadas.
  • Inteligência instintiva: também é medida por testes de QI canino. Este tipo de inteligência pode ser bem diferente  para cada pet, variando bastante de cachorro para cachorro.
  • Inteligência de trabalho e obediência: nesta categoria, é medida a capacidade dos cães em obedecer comandos e ações de trabalho, como atividades de cães guias e cães pastores. Não são apenas cachorros de raça que possuem essa capacidade de trabalho e obediência, até porque alguns traços de certos exemplares podem ser notados em cães SRD. Porém, este tipo de inteligência canina está diretamente relacionadas com cada raça estudada.

Raças mais inteligentes

Stanley Coren dividiu as raças em seis grupos em que foram consideradas as mais inteligentes por terem compreendido comandos novos com menos de cinco repetições. Os considerados mais “espertos”  apresentaram resultados positivos quase que imediatamente em 95% das vezes. A pesquisa entre os grupos levou em consideração a capacidade de inteligência e a obediência em relação aos comandos apresentados e para o trabalho de cada um dos cães.

No ranking de 1 a 10, mostraremos as raças que mais se destacaram por assimilarem os comandos em cinco ou menos repetições. As raças apresentadas demonstraram maior entendimento e assimilação com os comandos solicitados.

1º lugar – Border Collie: Sendo considerado o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é uma raça prestativa, que consegue dar conta de trabalhos que exigem muito de sua inteligência, além de ser dotado de muita energia. É um ótimo cão para pastoreio. Por isso lidera o ranking em primeiro lugar e é a capa deste post!

 

2º lugar – Poodle gigante: Considerados por muitos um cão de elite, devido a sua presença imponente, o Poodle gigante é um cachorro extremamente inteligente. Possui facilidade de aprendizagem, tornando o processo de adestramento rápido. Eles ocupam o segundo lugar no ranking canino.

3º lugar – Pastor Alemão:  Não é a toa que o Pastor Alemão é a raça mais escolhida para trabalhar juntamente à polícia. Conhecidos por serem ótimos farejadores e serem dotados de coragem e muita agilidade, eles ocupam o terceiro lugar do ranking.

4º lugar – Golden Retriever: Felizes e sorridentes, esses cães conquistam todos por onde passam. O Golden Retriever é uma raça conhecida por ser ótima companheira para crianças e fazer bons trabalhos como cães guia. A raça classificou-se em quarto lugar.

5º lugar – Doberman: Ágeis e fortes, os Dobermans são conhecidos por se destacarem na função de guardas, podendo também se dar bem em provas de agilidade. 

6º lugar – Pastor de Shetland: Algumas pessoas comparam a inteligência dos Pastor de Shetland com  a dos humanos por conta de sua atenção, interesse em aprender e concentração ao realizar as tarefas.

 

7º lugar – Labrador Retriever: O Labrador Retriever é uma raça considerada dócil e muito amorosa. Além disso, são excelentes para trabalhos como cães guias e estão sempre dispostos a ajudar todos.

8º lugar – Papillon: Um dos poucos cachorros de porte pequeno a estar entre os dez mais inteligentes do mundo. O Papillon é conhecido por ser dócil e por usar toda a sua inteligência para proteger as pessoas queridas ao seu redor.

9º lugar – Rottweiler: O Rottweiler é conhecido por sua capacidade de atenção e observação no ambiente, por isso, ocupa o oitavo lugar. São ótimos cães de guarda.

10º lugar – Australian Cattle Dog: Assim como o Border Collie, o Australian Cattle Dog é um cachorro com aptidão para o pastoreio, devido à sua agilidade e inteligência. Para desenvolver essas habilidades, é necessário estímulo diário.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.