Tudo sobre o seu:

Pastor de Shetland

Por algum tempo chamado erroneamente de “mini collie”, o pastor de shetland muito se assemelha fisicamente com a famosa Lassie, mas há quem diga que o parentesco entre eles não seja assim tão próximo. De porte pequeno, o pastor de shetland se destaca como um ótimo pastor de ovelhas, sendo gentil com esses animais desde o século XVII, quando surgiu na Escócia, mais precisamente nas ilhas de Shetland (de onde surgiu o seu nome). Chamado carinhosamente de “sheltie” por alguns, este pastor costuma se dar bem não somente na vida rural, mas também em grandes centros, especialmente por seu tamanho reduzido. Ele é bem obediente e brincalhão, mas se destaca por ser uma das raças mais latidoras do mundo canino.

Características do seu Pastor de Shetland

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Pastor de Shetland

Tamanho

A altura varia de
33 a 41 cm

Peso

O peso varia de
6 a 12 kg
Pelagem
O pastor de shetland tem pelo e subpelo, o que confere a ele uma pelagem bem cheia, densa e fofa. Apesar de ser um cão peludo, ele não tende a desenvolver muitos nós, mas a escovação semanal é indicada no inverno. No verão, ele pode perder bastante pelo, por isso, é ideal que seja escovado dia sim, dia não. Seus fios lisos caem com facilidade e podem ficar espalhados pela casa por conta disso. A cor mais habitual do sheltie é o marta (dourado com branco), embora existam variações tricolores, preto e branco (bi-black), sable e merles.
Pastores de shetland costumam ser bem resistentes e saudáveis. A raça, porém, possui tendência hereditária a alguns problemas cardíacos e oftálmicos, como a CEA (Collie Eye Anomaly), algo comum aos pastores que possuem collies na genética. Shelties, assim como collies, border collies e outras raças similares, podem ser sensíveis a alguns tipos de medicamentos, especialmente os que possuem avermectinas/ ivermectina. Jamais medique seu pet por conta própria! Cães de cor merle não devem ser cruzados entre si. Se você tem um casal em casa, é indicado que sejam castrados ou totalmente separados no período do cio da cadela. Fillhotes frutos de pais merles podem nascer surdos, cegos ou até mesmo com condições incompatíveis com a vida.
Muito fiel e apegado aos seus pais humanos, o pastor de shetland costuma ser bastante desconfiado com estranhos. Latidor por natureza, este pastor pode fazer grandes alardes quando nota a presença de um desconhecido ou algo diferente na vizinhança. Com as visitas, ele costuma ficar na dele, muitas vezes se escondendo ou até saindo de perto quando forçam algum tipo de contato. Bem sensível, o sheltie costuma se mostrar triste quando leva broncas mais duras. Seja paciente e carinhoso se quiser conquistar sua confiança. Eles podem ser tímidos num primeiro momento, mas depois que se sentem parte da família, mudam bastante de comportamento.
O sheltie é considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo. Muito esperto e disposto a aprender, ele costuma responder fácil aos comandos que lhe são ensinados e mais do que isso: eles adoram novidades e mostrar que estão entendendo o que seus tutores estão pedindo. Por serem há tempos próximos dos humanos e por estarem habituados com o trabalho de pastoreio, eles respondem muito bem a comandos de voz, especialmente quando combinados a palavras de incentivo, petiscos e muito carinho.
Um cachorro da raça pastor de shetland costuma viver aproximadamente 13 anos.
Shelties têm bastante energia, podendo correr e brincar por horas sem demonstrar cansaço. Passeios diários e muitas atividades mentais são essenciais para sua saúde e qualidade de vida desta raça. Mesmo sendo pequenos, eles aguentam um longo tempo de exercícios.
Embora a maioria dos pastores não seja de latir muito, o sheltie foge à regra, dando latidos estridentes com frequência. Ensine seu pet desde filhote quando este comportamento é ou não aceitável. Eles amam correr atrás de objetos e brinquedos. Bolas costumam ser as melhores amigas de um sheltie, que nunca cansa de buscar e trazer.
Videos
Ainda não temos videos para esse pet