Tudo sobre o cachorro Sharpei

Originário da China, o Sharpei provavelmente tem o mesmo ancestral que o Chow Chow e o significado do nome Sharpei é cão areia. Esse cachorro enrugado e cheio de dobrinhas já foi cão de guarda, caçador de javalis, guardião de templos e até cachorro de briga. Conheça um pouco mais desse cachorro exótico e apaixonante.

Características do Sharpei

Variações

Não existem variações da raça, nem de tamanhos reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional.

Tamanho do Sharpei

O tamanho médio do Sharpei é de 40 a 51 centímetros de altura, podendo pesar até 20kg.

Pelagem do Sharpei

As cores permitidas são bege, ruivo ou vermelho, preto, marrom e creme, e seu pelo é grosso e áspero.

Padrão da raça cbkc

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Cachorro Sharpei sendo abraçado por um homem

Temperamento do Sharpei

Tranquilo e afetuoso com os proprietários, os cachorros dessa raça gostam de estar junto do dono e de crianças. Com outros cachorros pode ser agressivo por instinto dominador, se não acostumado desde pequeno com outros peludos .

Nível de atividade

O Sharpei precisa de atividade física diária, especialmente se tiver tendência à obesidade.

Atividade de guarda

Sim, o Sharpei tem instinto de cão de guarda e cuida da propriedade e das pessoas com que convive.

Inteligência e obediência do Sharpei:

A raça foi classificada na colocação 51 a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações de 40 a 54 encontra-se listados os cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária, que precisam de até quarenta repetições para que aprendam um novo comando, demonstrando, após vinte repetições, um entendimento rústico da ordem dada. Em 50% dos casos, depois de treinados, respondem aos comandos sem necessidade de repetição. Todavia, a confiabilidade de execução depende do treinamento investido. Seu tempo de resposta é considerado lento.

Cuidados com o seu Sharpei

Uma alimentação balanceada é recomendado, principalmente com rações super premium para o porte médio ou grande. Nessas rações os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento além de outros benefícios nutricionais. Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Por ser uma raça com tendência à obesidade, o ideal seria seguir a quantidade recomendada de cada ração e evitar a superalimentação. Passeios e exercício lúdico, como falamos, são importantes para o bem estar de saúde e mental do seu cachorro. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial ou shampoo neutro e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! Mais importante que o banho é a secagem do Sharpei para evitar umidade nas dobrinhas e causar infecções de pele. Como todo cachorro de estimação gosta de ossinhos, bifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam e aprendem rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem.

A saúde do Sharpei

As principais doenças ligadas à raça são: hipotireoidismo, ceratoconjuntivite seca (KCS), mastocitoma cutâneo, amiloidose renal, sarna demodecica. Os cachorros dessa raça, por causa das dobras cutâneas, são predispostos a afecções cutâneas como piodermite superficial.

Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após quatro anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca, etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erroneamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.

Dúvidas frequentes sobre a raça Sharpei

Solta muito pelo

O Sharpei não costuma soltar muito pelo, mas se vier a ocorrer não costuma ser um problema para o proprietário. Se por acaso houver muita queda de pelo provavelmente alguma doença dermatológica pode estar ocorrendo e nesse caso seria bom levar para uma consulta no veterinário. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.

Qual o clima mais adequado para o Sharpei

Essa raça se adapta bem, tanto em clima quente como frio.

Quantos anos vive um Sharpei?

A raça tem uma vida média de 5 a 11 anos.

O Sharpei late muito

A maioria dos cães dessa raça não late muito, podem dar uma latidinha de vez em quando como forma de comunicação com o proprietário.

Vive bem em apartamento

Sim, o Sharpei vive bem em apartamento, desde que passeie diariamente, e aprende com facilidade a fazer xixi e coco no local certo.

O Sharpei se dá bem com crianças

Sim, o Sharpei se dá bem com crianças, porém tem que ser acostumado desde filhotinho a ter contato com diversos humanos para aceitar estranhos. Gosta de estar na companhia de crianças para gastar energia e se divertir trazendo bolinhas e fazendo arte para chamar a atenção.

Qual o tutor ideal para o Sharpei

Por causa do temperamento dominador, costuma-se falar que o dono ideal para um Sharpei é um dono experiente que já teve outros cachorros.

Como é um filhote de Sharpei

O filhote do Sharpei é uma bolinha cheia de dobrinhas, sendo impossível não se apaixonar.

Quanto custa um filhote de Sharpei

Encontramos no mercado filhotes entre R$ 1000,00 a R$ 2500,00.

Canis e criadores de Sharpei

  • Canil TIANZI
  • Canil SUPER ENRRUGADO
  • Canil LONGEVITY

Produtos recomendados para Sharpei

 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

27 Comentários

  • tenho um Sharpei de 3 meses e ele está com queda de pelos, está com várias falhas…levei ao veterinário ela disse que pode ser troca de pelo, mais não muito cedo pra trocar pelo??
    ração premier filhotes, dou banho a cada 15 dias e seco bem o que faço???

  • minha shar-pei esta apresentando um tipo de convulsão que ela fica dura e se bate muito o veterinario disse que era febre de 42graus, mas constantemente vem dando muito em seguidas vezes e eu fico sem saber o que fazer e o que dar pra ela.

  • minha shar-pei tem 3 anos e ultimamente vem apresentando umas convulsões que ela sofre muito fico sem saber o que fazer…sofro muito com o sofrimento dela de tanta dor que sente.

    • nunca use coleiras ,use somente guias peitorais ,tenho uma sharpei de dez anos ela vive sempre livre , é otima em me seguir a qualquer lugar que vou jamais coloquei nela algum tipo de coleira porque ela nao pode se sentir presa pois se tornaria agressiva e issonão seria legal,moro em apto e ela é extremamente educada .

  • Dr. Tenho uma linda sharpei com 5 meses , ela tá com os pelos caindo , e com sarna, fungos. Como posso tratar isso.? já levei ela no veterinária e me passou sabonete- (Matacura) E um shampoo além de peloederme. Mais não tô vendo resultando nenhum. Me ajuda por favor.

    • Oi td bem tive uma shar pei linda chamada luna que morreu semana passada com 12 anos e tenho muita experiência em shar pei
      A melhor coisa pra evitar queda de pelos e alergias em shar pei são
      Shampoo granado e banho só 1 vez por mês e bem secada nas dobras
      Palitos só organact
      Ração só Royal canin hipoalergênica
      E nem em sonho dar nada de comida doces etc
      E terá um shar pei pra 12 anos que e raro ,pois o tempo de vida deles em média 5 a 10 anos
      E uma raca cara pra manter ,mas faça o sacrifício vale a pena
      E sempre que tiver alguma alergia passe na pele crema 6A ótima pomada pra alergia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.