Shih Tzu

Shih Tzu significa cão leão e a raça teve origem na região do Tibet. Conta a lenda que uma princesa chinesa e um plebeu mongol não conseguiram se casar e criaram o Shih Tzu sem querer, cruzando um Pequinês e um Lhasa Apso, simbolizando o amor entre ambos. Esse incrível cachorro carinhoso, amigo e companheiro é um dos mais procurados no Brasil.

Principais características:

Variações da raça shih tzu:

Na maioria das outras raças de cachorro existem variações de tamanho ou “sub-raças”. Entretanto, o Shih Tzu não possui variações.

Tamanho:

O Shih Tzu pode atingir de 25 a 27 centímetros de altura e pesar de 4 a 8kg.

Pelagem:

Em relação a sua pelagem, é bem densa com pelos longos, se não tosados, e levemente ondulados. Todas as cores são permitidas em sua coloração, porém uma faixa branca na região frontal da cabeça e pelos brancos nas extremidades e na cauda são sinais típicos da raça. A troca de pelo não é um problema para os proprietários.

Padrão da raça CBKC:

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do Shih Tzu:

De temperamento dócil, amigável e companheiro, o Shih Tzu acaba conquistando toda a família nos primeiros dias de convivência e gosta de brincadeiras curtas. Durante a troca dos dentes pode ter o hábito de roer coisas erradas. Deve ser ensinado a ficar sozinho durante o dia desde pequeno para que se adapte facilmente. O Shih Tzu também tem a característica de latir pouco, gostar de colo e de carinho. Aprende fácil a fazer xixi e coco no local correto.

Nível de atividade:

O Shih Tzu tem um nível de atividade baixo para moderado e necessita de poucos passeios. A raça se adapta bem a qualquer espaço, desde um apartamento pequeno até casas com quintal.

Atividade de guarda:

Não esperem do Shih Tzu a proteção da família ou da residência, ele é um cachorro com baixa aptidão para isso, chega a ser capaz de brincar com o invasor (rs).

Inteligência e obediência do Shih Tzu:

Bastante independente, o Shih Tzu reage quando quer e como quer, ou seja, faz o que quer fazer e não o que querem que ele faça. A raça foi classificada na colocação 70a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Porém, essa classificação leva em conta a resposta a comandos, que como dissemos, não é o forte dessa raça.

Cuidados com o seu Shih Tzu:

Uma alimentação balanceada com rações de boa qualidade é o melhor que você pode fazer para o seu Shih Tzu. Escovação diária da pelagem é necessário para evitar embolamento dos pelos e uma aparação mensal pode ser realizada em profissional habilitado. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar otites. Se não ocorre o desgaste natural das unhas por passear em pisos ásperos, deve-se providenciar o corte de unhas a cada 45 – 90 dias. E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhos, bifinhos, biscoitos e agradinhos, dar petiscos para ele de maneira moderada.

A saÚde do Shih Tzu:

É necessário dar especial atenção ao pelo e ao globo ocular do seu Shih Tzu, que por ser muito proeminente pode sofrer lesões como ceratites, ulceras de córnea, ceratoconjuntivite seca, etc. O Entropion, ou seja, alteração da direção dos pelos dos cílios podem ocorrer com mais frequência na raça. As principais doenças dermatológicas no Shih Tzu são piodermite superficial, dermatite de contato e otites. A displasia coxo femural que é uma má coaptação entre a cabeça do fêmur e a bacia pode ser mais prevalente nessa raça. A coprofagia pode ser um hábito indesejável nessa raça. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além das vacinações e exames periódicos apos 7 anos de idade como exame de urina, exames para ver a função renal e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro).

Duvidas frequentes sobre a raça Shih Tzu:

Solta muito pelo?

O Shih Tzu não solta muito pelo, devido a sua pelagem longa e densa. A escovação ajuda a retirar os poucos pelos mortos e evitar que eles caíam na residência.

Qual o clima mais adequado para o Shih Tzu?

Pela pelagem exuberante o cachorro tem maior facilidade em se adaptar em climas amenos ou frios. Se na sua região fizer muito calor considere realizar uma aparação de pelos com mais frequência.

Quantos anos vive um Shih Tzu?

A raça tem uma idade média de 10 a 15 anos.

O Shih Tzu late muito?

Via de regra o Shih Tzu tem um comportamento silencioso, costuma latir para brincar, para chamar a atenção dos membros da família.

Vive bem em apartamento?

Sim, é o Shih Tzu é perfeito para apartamento, ele não se importa com o tamanho disponível, pois gosta de ficar próximo dos seus donos.

O Shih Tzu se dá bem com crianças?

Sim, as crianças adoram o Shih Tzu e eles adoram as crianças, pois são brincalhões e companheiros.

Qual o dono ideal para o Shih Tzu?

Difícil de responder essa pergunta, mas o dono ideal para o Shih Tzu é uma pessoa ou família que irá cuidar bem dele, levar para passear, cuidar da alimentação, levar no veterinário e brincar com ele. Como o Shih Tzu se adapta bem aos hábitos do dono, geralmente não existe problema de adaptação entre o cachorro e o dono.

Como é um filhote de Shih Tzu?

Um filhote de Shih Tzu é demais, alegre, brincalhão, curioso, amoroso, e em menos de 1 dia ele vai fazer todos se apaixonarem por ele. Aprende fácil a fazer as necessidades no local correto e gosta de roer ossinhos e gosta de biscoitinhos.

Quanto custa um filhote de Shih Tzu?

Tudo depende do criador e dos pais do filhote. Em uma rápida pesquisa na internet o valor encontrado foi de R$ 500,00 a R$ 2000,00.

Cinco melhores canis de Shih Tzu no CBKC:

  • Canil BR PEPPERS
  • Canil Santlu’s
  • Canil Pardellas
  • Canil Sheffars
  • Canil lexus BR

Produtos recomendados para Shih Tzu:

Fotos e Imagens de Shih Tzu

Shih Tzu        Shih Tzu Shih Tzu

 

 

Gostou do post? Tem um amigo que tem ou quer ter um Shih Tzu? Então compartilhe!

 

Crédito das imagens:

http://pixabay.com/en/dog-shih-tzu-animal-beautiful-cute-220393/#

http://pixabay.com/en/shih-tzu-dog-cute-adorable-164081/

http://pixabay.com/en/dog-shih-cricket-pet-cute-shih-tzu-65487/

http://pixabay.com/en/dog-shih-tzu-cute-animal-close-up-220394/

 

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

22 Comentários

Deixe um comentário