Tosas para shih tzu

Cachorros da raça shih tzu são bastante peludos por natureza. Mas por ser bastante difícil – e trabalhoso – manter os pelos sedosos e sem nós, muitos tutores optam por tosar seus filhos de quatro patas.

Criado na China no século XVI, o shih tzu era considerado um cachorro da aristocracia. Muito dócil e leal aos seus humanos, este cãozinho costuma ser confundido com o lhasa apso, que é seu parente.

O pelo do shih tzu

A pelagem do shih tzu costuma ser mais densa do que a do lhasa ou do pequinês. Pelo padrão da raça, ligeiras ondulações são aceitas sem problemas. Os pelinhos próximos de seu focinho costumam crescer para cima, comumente sendo aparados ou até mesmo presos no alto da cabeça.

O pelo dos shih tzus pode chegar até o chão, sendo preciso estar sempre atento. Em passeios, por exemplo, folhas e gravetos podem adentrar os pelos, causando desconforto ao animalzinho.

Tosas de shih tzu

Como tem o pelo comprido, são várias as possibilidades de tosa para os cães da raça shih tzu, mas uma coisa é certa: o ideal é fazer o procedimento com tesoura e nunca com máquina. A máquina só é indicada em casos extremos, em que exemplares da raça estejam com muitos nós difíceis de serem retirados.

Tosa filhote para shih tzu

Muito famosa entre os tutores de shih tzus, a tosa filhote do shih tzu faz com que o cão tenha uma aparência de bebê, mesmo sendo adulto. Esta tosa é de fácil manutenção e é uma das mais pedidas nos pet shops. Pedida ideal para as estações mais quentes do ano.

Tosa longa de shih tzu

A tosa longa do shih tzu promete manter o comprimento do pelo do pet, aparando somente suas pontas. Nela, a pelagem fica bem retinha e próxima ao chão. A franja é presa para cima, mas sem ser cortada.

Tosa leão 

Em alguns lugares do mundo, o shih tzu é conhecido como “cão leão” e, por isso, talvez, exista esse nome de tosa também. Nela, o corpo todo é aparado, porém a cabeça fica com mais pelo do que o restante.

Tosa japonesa 

Mais requintada e demorada, a tosa japonesa pode fazer com que seu shih tzu pareça até de outra raça. Com orelhas bem peludas e extremamente penteadas, a tosa japonesa não é tão comum em nosso país.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, quatro gatos e 11 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos. Hoje, é Coordenadora de Conteúdo Veterinário da Petlove.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.