Spraying: por que alguns gatos espirram xixi nos móveis, objetos e pessoas?

Gatos são conhecidos por serem bastante higiênicos. Eles fazem a sua própria limpeza utilizando a língua e ainda se aliviam apenas na caixinha de areia, que deve estar sempre limpa para que eles utilizem diariamente. Contudo, muitos pais humanos são pegos de surpresa ao reparar que o pet urinou no local incorreto.

Sim, assim como os cachorros, os gatos podem fazer xixi em vários locais da casa para marcar território. Também chamada de “spraying”, a conduta pode ser causada por vários fatores.

Spraying: por que alguns gatos espirram xixi nos móveis, objetos e pessoas?

Antes de entrarmos de vez no assunto, vale destacar que marcar território e fazer as necessidades em locais inadequados são coisas diferentes. O spraying, como o próprio nome já entrega, são apenas borrifadas, mas com um cheiro mais forte por conta da presença de feromônios. Além disso, os locais preteridos geralmente são superfícies verticais, bem como objetos e móveis. Já a eliminação inadequada é quando o gato deixa de usar a sua caixa de areia por conta de algum problema de saúde ou comportamento e, então, urina e defeca longe de seu banheiro.

Conteúdo sexual

A urina é uma das várias formas de comunicação no universo felino. Eles a usam para transmitir suas características, interesses e emoções para outros animais. Para se ter uma ideia, um gato pode dar informações sobre sua idade, sexo e disponibilidade sexual para outro gato somente pela urina.

Os machos geralmente espirram xixi no objetivo de atrair fêmeas e, ao mesmo tempo, espantar outros machos do território. Enquanto as gatas na maioria das vezes borrifam para informar que estão no cio. Se o seu pet é castrado e ele anda borrifando xixi pela casa, então esse pode não ser o motivo.

“Essa casa é minha!!!”

Tal como os cães, os gatos também usam a urina para avisar possíveis invasores de que aquele território já está “conquistado”. Nestes casos, o spraying acontece quando o pet percebe que há outro gato vagando nas redondezas, seja o do vizinho que anda pulando o muro ou a presença de um novo felino dentro de casa.

Reconhecer seu próprio cheiro

Isso mesmo, alguns gatos espirram xixi em alguns lugares da casa simplesmente para que possam reconhecer seus próprios cheiros – e os móveis ou objetos novos não escapam dessa. É uma maneira de permanecerem rodeados por um odor familiar.

Estresse

Gatos são bastante sensíveis ao estresse. Uma mudança repentina de horários, móveis ou até mesmo de casa já é o suficiente para mexer com o emocional de um felino. Assim, o nervosismo ou a insegurança podem desencadear o spraying.

O spraying é uma questão comportamental bastante recorrente entre os gatos, principalmente entre os que não são castrados. Por mais que seja apenas uma leve borrifada, o odor é mais forte que a urina comum por conta da presença dos feromônios, o que acaba gerando ainda mais dor de cabeça para os pais humanos.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.