Temperamento do Samoieda

Caçar, rastrear e transportar trenós e renas de rebanhos: essas eram as principais atividades dos Samoiedas desde a sua criação, há milhares de anos, mas a raça passou a perder suas funções originais por se mostrar ótimo companheiro para os integrantes da tribo Samoieda. Aliás, a linhagem recebeu este nome em homenagem a estes povos que habitavam o norte da Sibéria. 

Justamente por seu passado, quando ainda era uma raça de caça, o Samoieda pode apresentar comportamentos “antigos”, mas, acima de tudo, sempre será um cão de família amigável, gentil e dedicado. Ele é conhecido como “sorriso Sammy” por ter uma fisionomia feliz e amena, o que condiz, de fato, com o seu temperamento.

Temperamento Samoieda

Cão de família

A simpatia do Samoieda pelos seres humanos provavelmente decorre de sua estreita associação com a tribo que o criou na península de Taimyr, na Sibéria. Desde então, a reputação da raça como um excelente cão de família, inteligente e digno é muito merecida. Ele costuma eleger uma pessoa do lar na qual será a sua parceira de vida, mas isso não atrapalha o seu enorme carinho por todos.

O bem-educado Samoieda é um cão inteligente, gentil e leal. Além da família, ele é receptivo com pessoas estranhas e adora uma farra com a criançada. Participar da vida doméstica o fará o cão mais feliz do mundo. Por isso, cabe destacar que cães da raça não fazem do tipo “lobo solitário”, eles gostam de estreitar os laços com aqueles que convivem e são mental e fisicamente inadequados para serem deixados sozinhos em um canil ou quintal.

Temperamento amigável Samoieda

Socialização

O temperamento de um Samoieda pode ser afetado por vários fatores, incluindo a socialização. Filhotes devem ser curiosos e brincalhões, dispostos a se aproximar de pessoas e serem cuidados por elas. Portanto, assim como todo cachorro, um Sammy precisa ser socializado precocemente, ou seja, ser exposto a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes ainda quando jovem. Isso fará com que ele cresça e se torne um cão completo.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.