Saiba porque alguns cães, como os galgos, podem ser muito velozes

Você sabe qual é o cão mais rápido do mundo? Não, não é o seu cachorro quando vê o petisco favorito ou quando descobre que irá para um divertido passeio ao seu lado. Os mais velozes do planeta são os Galgos, que podem chegar até os 72 km/h com facilidade. Incrível, não?

O Galgo é considerado o segundo animal mais rápido do mundo, perdendo apenas para o Guepardo, que pode atingir mais de 110 km/ h em um piscar de olhos. Embora esses magricelos não alcancem a mesma velocidade média dos Guepardos, eles ganhariam tranquilamente uma competição de ao menos 300 metros de distância, já que os gatos gigantes só conseguem manter essa velocidade extraordinária por cerca de 270 metros.

Saiba porque alguns cães, como os galgos, podem ser muito velozes

Atletas de natureza!

Os Galgos são excelentes atletas desde filhotes, pois foram desenvolvidos especialmente para correr e caçar lebres. O focinho relativamente longo e a cabeça estreita são típicos de um exemplar da família, além das pernas grandes e fortes e corpo “aerodinâmico”, que facilita ainda mais a ligeirice.

A anatomia única de um Galgo contribui – e muito – para que ele atinja velocidades altíssimas. O aspecto magro faz muita gente acreditar que seja um cão frágil, mas na verdade o Galgo tem uma musculatura invejável. Inclusive, alguns podem apresentar um problema genético que faz com que o cachorro seja extremamente musculoso por uma deficiência na produção de miostatina (fator de crescimento do músculo) – o que infelizmente causa impactos em sua saúde e qualidade de vida.

Maratonistas

Apesar de ser um típico atleta do mundo canino, um Galgo não pode ser considerado um maratonista e sim um velocista. Isso porque esses ligeirinhos não foram projetados para distâncias tão longas, mas ainda assim podem percorrer uma extensão de até 11 quilômetros. Mas saiba que existem raças especialistas em grandes distâncias, como é o caso dos cães responsáveis por puxar trenós bem pesados em regiões extremamente geladas, como o Alasca e Sibéria.

Saiba porque alguns cães, como os galgos, podem ser muito velozes

Cachorros que vivem nestas regiões, como o Malamute do Alasca e o Husky Siberiano correm diariamente até 250 quilômetros de distância. Eles foram projetados especialmente para ter muita velocidade e resistência. Para se ter uma ideia sobre a energia desses peludos, um cão de trenó tem um ritmo médio de 16 a 19 km/ h, mas podem manter isso por uma média de 10 a 11 dias!

Cães do lar

Apesar de serem desenvolvidos especialmente para correr, saiba que esses cães são ótimos companheiros e vivem tranquilamente ao lado da família. Entretanto, alguns cuidados específicos devem ser levados em conta. De bate pronto, caso queira adotar um Galgo ou outro cão que velocista, prepare-se para promover uma bela rotina de exercícios para ele. Graças às características de corrida, esses pets possuem um nível de energia invejável e, por isso, precisam praticar várias atividades ao dia, como passeios e brincadeiras dentro do lar – isso será indispensável para que tenha uma vida saudável e ativa.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.