Tipos de coleira para pitbull

Cães de porte grande, muito fortes e com um ar de poucos amigos, a raça pitbull é temida por muitas pessoas, que consideram esse animal muito perigoso, principalmente com crianças, idosos e outros animais.

O que muitos desconhecem é que, apesar dessa aparência brava, os pitbulls são muito dóceis e amigos e, com muito amor, carinho e um bom treinamento, podem conviver muito bem com humanos e outros animais.

Porém, depois de alguns ataques de pitbull registrados nos últimos anos, por lei, os papais desses cães precisam tomar certos cuidados na hora daquele passeio do final de semana. Um deles é o uso de uma coleira e a obrigação da focinheira em exemplares da raça.

Tem um cachorro desse porte e não sabe exatamente qual o melhor modelo de coleira que deve usar? Esse texto é para você. Reunimos aqui as coleiras ideais para colocar em seu amigo e tornar o passeio seguro e muito divertido.

Coleiras/colares

Coleiras rústicas e largas, como coleiras de couro, são as mais indicadas para o american pitbull terrier, pois conseguem resistir bem à grande força física desse cachorro. A argola, que se conecta à guia, também precisa ser bastante resistente, assim como seu mosquetão.

Para conduzir o seu pitbull, a guia deve ser bastante resistente e confortável para o dono, que precisará de um esforço para conduzir o seu amigo, principalmente se ele for do tipo que fica eufórico na hora do passeio.

Para as guias, os melhores materiais são o nylon, o couro, aquelas de metal ou correntes.

Enforcadores

Tem um pitbull gigante bastante eufórico? Que tal experimentar um enforcador na hora do passeio? Os mais indicados para animais desse porte são os de metal, nylon e de espessura larga, que podem vir com guia unificada.

A argola onde a guia do enforcador é conectada precisa ser bem resistente e de boa qualidade. É importante que os papais comprem esses produtos apenas em locais confiáveis, pois enforcadores de baixa qualidade podem arrebentar na hora do passeio, deixando o cachorro solto, o que pode ser um risco para ele.

Evite também enforcadores de cravos, que podem machucar o seu pitbull. Compre esse produto apenas se os cravos estiverem voltados para fora.

Já os enforcadores de metal, aço ou nylon são indicados para ensinar o seu pitbull gigante a passear ou para quem deseja ter mais controle sobre o cachorro.

Focinheiras

Quem vai passar com um cachorro da raça pitbull precisa, além da coleira e guia, colocar uma focinheira no animal.

Na hora da compra, as melhores focinheiras são aquelas em formato de cesta. Elas podem ser feitas de plástico, metal ou couro.

Aqui, o mais importante é que os papais, no momento de colocar a focinheira no seu amigo, tenham certeza que o produto permita que o cachorro abra a boca o necessário para poder ofegar e respirar com facilidade.

A focinheira também não pode incomodar os olhos. Para não errar, a dica é levar o cachorro com você na hora da compra, assim você pode testar os modelos que mais se adaptam ao focinho do seu amigo.

Peitorais/ peiteiras

Quer dar mais conforto ao seu pitbull filhote na hora do passeio? Que tal comprar uma coleira do tipo peitoral?

Essa coleira serve para tração, deixando que o cachorro puxe seu papai ou mamãe durante o passeio.

Ele é um dos preferidos dos cachorros porque os deixa bastante confortável, e é ideal para aqueles animais que já sabem passear.

Na hora de colocar o peitoral, tenha certeza que a coleira passe na frente do peito do cachorro no sentido vertical, em formato de y ou t, que se adaptam perfeitamente aos movimentos do animal.

A coleira do tipo peitoral pode ser feita de couro ou de nylon. Não quer que seu amigo te puxe durante o passeio? Tudo bem. Existem modelos de peitoral anti-tração, que não deixam seu amigo te puxar demais.

O american pitbull terrier, como todos os cachorros, adora passear, e os papais e mamães desses animais não devem deixar de sair com os bichinhos por conta do medo que eles podem causar em outras pessoas ou por ainda não se comportarem tão bem com o uso da guia.

Com a coleira certa e muito carinho, o passeio será muito bom para vocês dois. Vale lembrar que o pitbull é um cachorro enérgico e que requer atividades físicas constantes, por isso é tão importante suprir esta necessidade do pet com passeios diários. Um cão descansado e satisfeito raramente trará problemas aos seus tutores.

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.