Unidade móvel vai fazer castração de animais em bairros de Sorocaba

Serviço gratuito terá mobilidade e primeiro bairro beneficiado será o Cajuru. Animais podem ser machos ou fêmeas, a partir de seis meses de idade.

Sorocaba contará com unidade móvel para castração de cães e gatos (Foto: Zaqueu Proenca/Prefeitura Sorocaba)

Castração de cães e gatos será feita em unidade
móvel (Foto: Zaqueu Proenca/Prefeitura Sorocaba)

O serviço gratuito de castração de cães e gatos de Sorocaba (SP) passa a contar com uma unidade móvel. O objetivo da prefeitura é castrar os animais em diversos pontos da cidade e o novo equipamento vai ajudar a atender as diversas regiões. Equipado com duas mesas cirúrgicas, ar condicionado, frigobar e pia, o microônibus percorrerá os bairros, após uma programação pré-definida, com uma equipe composta por veterinário e agentes da Zoonoses. De acordo com a Zoonoses, o primeiro bairro beneficiado com o novo serviço será o Cajuru. Em janeiro, um censo será realizado no bairro para consultar os moradores sobre o interesse em castrar os animais de estimação. As castrações gratuitas são realizadas em cães e gatos provenientes de bairros pré-estabelecidos, com base em critérios técnicos. Os animais podem ser machos ou fêmeas, com idade a partir de seis meses. Os veterinários informam que há várias vantagens para a castração. No caso das fêmeas, elas vivem mais, deixam de ter o cio, deixam de atrair machos, diminuem os tumores de mama e útero e ficam mais tranquilas. Para os machos, segundo os agentes da Zoonoses, aumenta o período de vida, eles ficam mais tranquilos, diminuem os latidos e uivos, além de reduzir a necessidade de urinar por toda parte para demarcar território, fugas e brigas e o risco de transmissão de doenças. fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

38 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.