Veterinário em casa: gata teve cistite por conta da quarentena

E lá se vai mais uma semana de atendimentos em domicílio do serviço oferecido pela Petlove aos moradores da capital de São Paulo. Dessa vez, o nosso time pediu para compartilharmos a história que exemplifica como um abalo emocional pode provocar doenças físicas nos pets.

O caso aconteceu com a gatinha Vira-lata Catarina, de três aninhos. A tutora dela solicitou o nosso serviço em casa, pois a peludinha estava bastante prostrada e apresentava dificuldades na hora de usar a caixinha de areia. A responsável por cuidar da saúde da felina foi a doutora Fernanda Neves.

Cistite-gato-Petlove

A médica conta qual era o quadro inicial da paciente. “A tutora me contou que a Catarina estava fazendo cocô (com sangue) fora da caixinha, além disso, passava um tempão na caixinha de areia, mas não conseguia urinar. Acabei tendo bastante dificuldade em realizar o atendimento, pois a gatinha estava bastante arisca e estressada”, lembra.

Fernanda fez as análises iniciais do estado de saúde da peludinha e perguntou se ela, recentemente, havia passado por alguma situação de estresse. A tutora informou que a única grande mudança que havia ocorrido era o maior tempo em casa, dela e do marido, devido à pandemia. A doutora finalizou o atendimento, pedindo que ela fosse avisada assim que a pequenina conseguisse urinar novamente.

Como o esperado xixi não veio, a nossa médica veterinária recomendou não esperar mais e que Catarina fosse levada a um hospital veterinário para que a urina pudesse ser retirada por meio de uma sonda. “Aproveitei que a gatinha iria para o hospital e pedi a realização de exames de sangue, renal, hepático e um ultrassom”, explica Fernanda.

Para a surpresa da médica, nenhum dos exames laboratoriais apresentou alterações significativas. E foi então que a doutora passou a reconsiderar uma hipótese inicial. “Assim que a tutora me disse que a gata passava muito tempo na caixinha de areia, suspeitei que se tratava de uma cistite felina. Então preferi recomendar o uso de Feliway para ajudar na sensação de bem-estar do animal, além de um remédio para dor”, conta.  

A cistite mencionada pela médica é uma irritação ou inflamação da parede da bexiga e que pode ser desencadeada por problemas psicológicos, como o estresse, por exemplo. No caso de Catarina, uma mudança na rotina, com a família o tempo todo dentro de casa pode ter deixado a gatinha mais agitada e ansiosa, levando ao mal-estar.

A boa notícia é que a sugestão da doutora Fernanda logo surgiu efeito. “A tutora me disse que assim que o Feliway foi colocado na tomada, a pet passou a apresentar um comportamento diferente. Começou a brincar, conseguiu eliminar fezes e urina na caixa de areia e apresentar uma vida normal. O que me levou a crer que realmente se tratava de uma cistite”, finaliza.

Catarina está em plena recuperação e continua contando com a ajuda do medicamento e do produto que espalha no ambiente um feromônio, sensível somente aos felinos, que aumenta a sensação de tranquilidade e segurança. Importante enfatizar que o relato da história dessa gatinha, nos ajuda a lembrar que mudanças na rotina podem impactar o estado emocional dos pets e trazer complicações.

Até mesmo alterações mais suaves no dia a dia podem ser motivos de estresse para eles, como uma simples troca de móveis, por exemplo. Portanto, fique atento às mudanças de comportamento do seu filho de quatro patas e recorra à ajuda médica para ajudá-lo a superar as dificuldades. Ignorar os sinais é muito perigoso, deixará o animal cada vez mais estressado e com chances dele desenvolver problemas renais que podem até levá-lo a óbito. 

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.