Veterinário em casa: descoberta de doença renal em gato

O serviço de atendimento em domicílio da Petlove continua rendendo boas histórias! E o nosso intuito em compartilhar as consultas aqui no Blog é para que você saiba mais sobre o dia a dia dos nossos médicos veterinários, e fique por dentro das curiosidades que envolvem a saúde dos pets.

Na última semana, o nosso time recebeu um chamado para cuidar do gatinho Kovthe, de seis anos e sem raça definida. A tutora dele entrou em contato conosco porque ficou muito preocupada com os três episódios de vômito que o bichinho apresentou em um curto intervalo e sem aparente motivo. 

Gato-renal-Petlove

A doutora Mallu Evelyn foi até a casa onde Kovthe mora para analisar o estado de saúde do pet. “Eu verifiquei que o gatinho não tinha dor abdominal, estava hidratado, corado e aparentemente não tinha qualquer outro sintoma. Então, apliquei uma medicação para ele parar de vomitar e pedi exames de sangue para verificar se de fato estava tudo bem ele”, relata.

A médica explica que na maioria dos casos como esse, o animal acaba passando mal por conta de uma gastrite, por bolas de pelo no estômago e até por algo que o peludinho comeu e não lhe caiu muito bem.

Porém, no caso do nosso paciente os exames de sangue revelaram que o mal-estar havia ocorrido por um motivo diferente. “O resultado do exame de sangue mostrou que as enzimas renais estavam alteradas – ureia e creatinina – e vimos que ele era um doente renal crônico”, explica Mallu. 

A situação atípica – de repente descobrir uma doença crônica no pet – causa grande surpresa, mas serve de alerta para nunca abrirmos mão de fazer o check-up completo nos nossos bichinhos para averiguar qualquer propensão ou doença já existente. Por vezes, as doenças demoram bastante para se manifestarem e só um exame mais minucioso será capaz de revelar a verdadeira condição de saúde do animal.

Para cuidar do Kovthe da maneira mais assertiva, a doutora Mallu solicitou alguns exames renais complementares. Graças a um ultrassom, por exemplo, foi possível notar que o bichano tem uma leve alteração na estrutura do rim

Kovthe já está recebendo o devido tratamento, não apresentou mais vômitos e irá fazer novos exames de sangue para que seja possível acompanhar a evolução do seu quadro clínico. Umas das mudanças que o bichinho já teve em seu dia a dia por conta do problema renal, foi a troca de ração, agora, ele se alimenta com uma refeição específica para gatinhos que precisam melhorar a saúde dos rins.

E você, já viu se está na hora de fazer um check-up no seu companheiro? Se quiser saber mais sobre insuficiência renal em gatos, basta clicar aqui e conferir a nossa matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.