Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

3 produtos que todo dono de gato deve ter em casa

 1- Brinquedo eletrônicos

Sabemos que o comportamento de caça é extremamente necessário para a vida dos gatos, e ele acaba sendo até o propósito de vida dos felinos.

Gatos em vida livre podem passar até 50% do seu tempo caçando. E quando brincamos com eles, simulamos esse comportamento de caça, que é natural e de grande importância para o bem-estar e para a saúde dos felinos.

O uso de brinquedos eletrônicos divide opiniões entre os profissionais que trabalham com comportamento. Eu tenho experiências positivas com os meus pacientes e também com os meus gatos. O segredo é: variar! Eles enjoam facilmente dos brinquedos porque, na natureza, eles teriam muitas opções de caças, de diferentes tamanhos e formatos. 

Os brinquedos prediletos deles costumam ser de penas, pelúcias, couro, tecidos etc. Mas os gatos são únicos, e suas preferências são individuais. E como saber qual é o brinquedo preferido do meu gato? É apresentando os brinquedos e observando qual ou quais ele mais se identifica. 

Dá uma espiadinha na matéria onde eu explico mais sobre esse comportamento de caça dos gatos.

gato filhote brincando com uma varinha

2- Escova para pentear 

Você sabia que os gatos podem ser escovados todos os dias? Entretanto, nem todo felino gosta de ser escovado, principalmente quando ele não foi acostumado desde filhote, ou porque teve algum trauma emocional e sente medo.

Mas para os gatinhos que amam ser escovados, essa interação pode trazer benefícios como: 

  • Remover pelos mortos
  • Evitar nós
  • Trazer sensação de prazer e felicidade
  • Aumentar o vínculo entre você e o seu felino 

A escolha de uma escova macia e de acordo com a pelagem (pelo curto ou pelo longo) do seu gato também é muito importante.

E quantas vezes pode dia eu posso escovar meu gato? 

Os gatos de pelos longos devem ser escovados todos os dias, já os de pelo curto podem ser escovados no mínimo três vezes na semana. Não existe uma regra, quem vai decidir o número de vezes é o seu próprio gatinho.

Lembrando que a escovação deve ser positiva para o felino, então fique atento quanto aos sinais corporais do seu gatinho.

3- Caixas e tocas de papelão 

Gatos são animais que amam privacidade quando estão descansando, dormindo ou monitorando o seu ambiente. As tocas e caixas de papelão, além de trazer conforto térmico, aumentam o senso de segurança dos felinos. Além disso, utilizam as caixas para arranhar e depositar seus cheiros e feromônios no ambiente.

Então, use e abuse das caixas, lembrando que, em casas com vários gatos, devemos sempre seguir a regrinha N + 1, ou seja, se você tem três gatos, é indicado você ter quatro caixas, para que não haja conflitos entre eles.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Isabela Zitti

É Médica Veterinária Especializada em Comportamento Felino e com pós- graduação em Clínica Médica de Felinos. Possui 10 gatos ( 8 resgatados da rua) que são o amor da vida dela, e esse amor a fez dedicar-se exclusivamente ao atendimento comportamental de felinos.
Isabela possui várias certificações internacionais e realiza consultas, cursos e palestras por todo o país.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.