A importância do corte das unhas em cães e gatos

A importância do corte das unhas em cães e gatos - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

A importância do corte das unhas em cães e gatos.

Cortar as unhas de cães e gatos não é apenas um ato relacionado à estética. Muitos não sabem, mas o fato de cães e gatos apresentarem unhas grandes traz desconforto para os mesmos, podendo até ocasionar problemas de saúde.

A periodicidade da realização desse procedimento vai depender do modo como vivem os cães e gatos. Os animais que vivem em quintais de pisos rústicos e/ou que passeiam bastante possuem um desgaste natural das unhas, proporcionado pelo atrito com o solo, portanto, o corte é realizado apenas se necessário.

Em cães e gatos que vivem dentro de casa, assim como naqueles que já se encontram mais sedentários devido à idade avançada, é indispensável a realização do corte de unhas com uma frequência maior.

A não realização do corte de unhas pode interferir no modo de pisar do animal, podendo causar deformidades posturais, perda de equilíbrio e até quedas provenientes de escorregões. Unhas compridas, além de trazerem desconforto aos pets, podem lascar e quebrar provocando ferimentos que às vezes podem infeccionar, acarretando problemas mais sérios em ossos e articulações.

Unhas compridas, principalmente aquelas localizadas no chamado “quinto dedo” dos cães, podem entrar na pele do animal machucando-a e causando muita dor.

Os gatos possuem a habilidade de retrair as unhas, essa particularidade é importante para sua defesa, auxilia na caça e faz com que o desgaste natural provocado pelo atrito não ocorra. Gatos que vivem em ambientes fechados como apartamentos, por exemplo, devem ter as unhas cortadas frequentemente, assim evita-se que os felinos utilizem móveis e outros objetos para afiá-las. São comercializados em lojas especializadas objetos denominados de “arranhadores”, indicados especialmente para gatos que vivem em ambientes internos.

Preferencialmente, o corte das unhas deve ser feito por profissionais especializados, pois, diferente das unhas dos humanos, os animais possuem vasos sanguíneos e nervos no interior das unhas. Um corte feito de maneira inadequada pode causar sangramentos e desconforto aos animais de estimação.

Por Mariana Castelhano Diniz, Médica Veterinária e Assistente Técnica na Ourofino Saúde Animal – Unidade de Negócio Pet.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

1 Comentário

  • Tenho uma cachorinha york e as unhas dela estao muito grande fazendo uma curva. gostaria muito de saber ate a onde pode ser cortadas, pois algumas vezes no banho da tossa na pet elas cortaram ate sangrar. Gostaria de saber ate onde podem ser cortadas ou quantos cm.

Deixe um comentário