A Importância dos Animais na Vida das Pessoas

Desde a pré-história, a relação próxima entre homens e animais é relatada nas pinturas encontradas nas cavernas. Ao longo dos séculos, o processo conhecido como domesticação adaptava determinadas características nos animais que os tornavam cada vez mais úteis às necessidades humanas, gerando consequências tanto positivas quanto negativas para ambos.

Alguns direitos reservados por Werwin15

“Os pets se tornaram uma companhia de tremenda importância para muitos homens e mulheres ao redor do mundo”.

A arte de domesticar animais começou a fazer parte da cultura da humanidade quando estes começaram a se fixar em determinadas regiões do planeta. Isto permitiu a criação de animais, principalmente para a alimentação, transporte de pessoas ou cargas e para executar trabalhos como a aragem de terrenos para agricultura.

Com o tempo, os animais foram cada vez mais incorporados à sociedade humana, inclusive para práticas recreativas, esportivas ou apenas para a mais simples e pura amizade. Atualmente, os animais de estimação ou pets se tornaram uma companhia de tremenda importância para muitos homens e mulheres ao redor do mundo, sendo que os mais comuns nos lares das pessoas são cães e gatos, considerados até mesmo como “filhos” em muitas famílias.

Contudo, essa interação cria uma dependência cada vez maior dos animais em relação aos humanos, que nem sempre se mostram indivíduos responsáveis o suficiente para oferecer o cuidado e carinho que um pet tanto necessita. Em muitos lugares, é frequente ver situações terríveis de animais abandonados nas ruas sem um lar para morar, a mercê de maus-tratos, falta de comida, doenças, entre outros.

Dentre essas situações, as zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelos animais) são outras consequências dessa convivência negligente, agravado por fatores como a falta de higiene e limpeza do bichinho ou do ambiente de convívio dele, assim como a falta de cuidados veterinários como vermífugo e vacinas, que potencializam a transmissão de doenças como leptospirose, brucelose, raiva, gastrenterites, entre outras.

O relacionamento entre homem e animal está em andamento, resultando em mudanças diretas na vida de ambos. No entanto, a convivência harmônica entre eles é fundamental para o benefício da vida como um todo. Portanto, ser responsável é tratá-los dignamente e agir em sua defesa ao longo dessa história que ainda está sendo escrita, pois se os animais dependem dos homens hoje, é devido à necessidade maior ainda que os humanos têm de viver com e para esses seres capazes de amar, sofrer e sonhar.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

2 Comentários

Deixe um comentário