A temperatura no aquário

Os peixinhos são animais lindos, e ter um aquário em casa, além de proporcionar a companhia desses animais, faz com que o local fique muito agradável e bem mais bonito. Quem nunca teve um aquário pode até pensar que essa é uma tarefa muito fácil, mas não é. Os peixes precisam de água limpa, mas sem cloro, ração apropriada, filtração, iluminação e, principalmente, temperatura adequada. Tanto no inverno quanto no verão, cabe ao dono fazer com que as condições da água fiquem ideais nos aquários. Cada espécie de peixe necessita de uma temperatura da água ideal para ter uma vida saudável, mas, no geral, eles toleram bem a faixa de 21° a 25°C. Conseguindo mantê-la com essa temperatura, é possível se ter um único aquário com várias espécies de peixinhos.

A temperatura no aquário - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

A Temperatura no Aquário

Principalmente nos dias mais frios o dono pode usar luzes e aquecedores para o controle da temperatura. A lâmpada comum ajuda a aquecer o ambiente e há um aquecedor apropriado, que fica submerso no aquário, que pode ser usado. Para acompanhar esse controle, é muito importante ter também um termômetro para aquário, que pode ser à base de mercúrio ou digital, acoplado dentro do aquário. Assim, será possível visualizar a temperatura e saber quando há necessidade de ligar o aquecedor.

A tarefa de manter a temperatura adequada no inverno é até simples, mas, no verão, é necessário ter o cuidado de não deixar a água aquecer demais. Peixes como os kinguios e as carpas, por exemplo, não toleram bem as temperaturas acima dos 26°C e é necessário conseguir mantê-las abaixo disso. Uma das maneiras de conseguir baixar dois ou três graus da temperatura da água é usar o cooler, que é algo parecido com um ventiladorzinho. Ele fica acoplado na parede do aquário e auxilia a resfriar a água. Há vários tamanhos desse aparelho, e deve ser adequado ao volume de água do aquário e às necessidades de resfriamento.

Outra medida que pode ser tomada para ajudar a diminuir a temperatura do aquário é a troca da lâmpada comum pela lâmpada de LED, que emite menos calor. As tampas de vidro, quando for possível, devem ser deixadas abertas para que a água evaporada pelo calor possa sair.

Muitas vezes, as pessoas acham que colocar água fria no aquário é suficiente. Nunca faça isso! Água fria colocada diretamente no aquário pode dar um violento choque térmico nos peixinhos e matá-los. Além disso, a variação da temperatura será muito rápida. Ela estará quente, esfriará e logo aquecerá novamente, não resolvendo o problema. Opte por usar os aparelhos apropriados para essa finalidade, assim você manterá os animais saudáveis e o aquário bonito por muito tempo.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

14 Comentários

  • Concordo plenamente com o senhor, porém comprei um termostato roxin da petlove e veio com problemas. Solicitei a um atendente a ajustagem dele me mandaram uma mensegem tão babaca. pois parecia que eu não sabia com funcionava o produto, e eu queria saber se isso tem uma calibração pois a temperatura chegou no limite 31 graus e eu ajustei para o 20 graus, mas mesmo assim ele não desliga. Meus peixes estavam até sem ar pois subiu muito a temperatura e o termostato não parou de aquecer. Ainda está em garantia e demoram muito para atender o cliente na troca; É a segunda vez que isso acontece o primeiro comprei e ele não ligava ou melhor ligava e ficava piscando mas não aquecia pedi troca até por um mais forte eles trocaram e esse não desliga. Preciso muito de ajuda pois meus peixinhos estão sofrendo choque térmico pq tive que desligar o termostato. Desde já muito grato.

  • ola tudo bem. então eu comprei 2 carpas 2 kinguys eles estão sem aquecedor agua esta muito gelada sera q prejudicas eles o que q eu devo fazer qual aquecedor q eu deveria comprar fala p mim..

    • Não faça isso. Para você dar qualidade de vida para seu betta, lembre-se que aquelas beteiras vendidas em petshop não são adequadas. O seu peixinho pode até durar um tempinho mas depois ele pode ficar doente, com íctio, e até morrer. Recomendo um aquário de pelo menos 35 litros, que não é caro, o uso de um filtro externo tipo hang on pequeno e um termostato pequeno. O ideal é que quando você for fazer a TPA (troca parcial de água) a cada semana, seja de uns 20% do volume de água do seu aquário, respeitando sempre temperatura e ph e a água condicionada com um condicionador próprio para tirar o cloro. Isso é muito importante para que seu peixinho dure bastante e viva feliz.

  • Comprei um peixinho da espécie Betta, e gostaria de saber se posso mantê-lo em um ambiente no qual, de dia é temperatura ambiente, e de noite é no ar condicionado aos 17°C. Isso pode prejudicar meu peixe?
    Obrigada.

  • Declorificante, senao eles morrem.
    Verifica o ph da água, vende testes de ph em pet shops, se quiser tb compre um teste de oxigênio e de dureza da água.

    • Além do que comentaram sobre oxigenação, verifique a amônia e o nitrito. Vc tem uma filtragem mecânica, química e biológica adequada a sua fauna ? Caso contrário providencie imediatamente um sistema de filtragem que dê conta de seu aquário. A amônia “queima” as guelras dos peixes, fazendo com que eles fiquem ofegantes e não se alimentem adequadamente. Faça as TPA’s semanalmente, não se esquecendo de recolocar água com os mesmos parâmetros de ph e temperatura e devidamente condicionada com anti-cloro.

  • OLA a temperatura do meu aquário está 24 gral

    GOSTARIA DE SABER DOS MAIS EXPERIENTES SOBRE ALGO QUE ESTA ACONTECENDO COM MEUS PEIXES, HOJE ME PARECERAM OFEGANTES, ABRINDO E FECHANDO A BOCA FORA DO NORMAL (COMO SE ESTIVESSEM OFEGANTES),

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.