A temperatura no aquário

Os peixinhos são animais lindos, e ter um aquário em casa, além de proporcionar a companhia desses animais, faz com que o local fique muito agradável e bem mais bonito. Quem nunca teve um aquário pode até pensar que essa é uma tarefa muito fácil, mas não é. Os peixes precisam de água limpa, mas sem cloro, ração apropriada, filtração, iluminação e, principalmente, temperatura adequada. Tanto no inverno quanto no verão, cabe ao dono fazer com que as condições da água fiquem ideais nos aquários. Cada espécie de peixe necessita de uma temperatura da água ideal para ter uma vida saudável, mas, no geral, eles toleram bem a faixa de 21° a 25°C. Conseguindo mantê-la com essa temperatura, é possível se ter um único aquário com várias espécies de peixinhos.

A temperatura no aquário - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

A Temperatura no Aquário

Principalmente nos dias mais frios o dono pode usar luzes e aquecedores para o controle da temperatura. A lâmpada comum ajuda a aquecer o ambiente e há um aquecedor apropriado, que fica submerso no aquário, que pode ser usado. Para acompanhar esse controle, é muito importante ter também um termômetro para aquário, que pode ser à base de mercúrio ou digital, acoplado dentro do aquário. Assim, será possível visualizar a temperatura e saber quando há necessidade de ligar o aquecedor.

A tarefa de manter a temperatura adequada no inverno é até simples, mas, no verão, é necessário ter o cuidado de não deixar a água aquecer demais. Peixes como os kinguios e as carpas, por exemplo, não toleram bem as temperaturas acima dos 26°C e é necessário conseguir mantê-las abaixo disso. Uma das maneiras de conseguir baixar dois ou três graus da temperatura da água é usar o cooler, que é algo parecido com um ventiladorzinho. Ele fica acoplado na parede do aquário e auxilia a resfriar a água. Há vários tamanhos desse aparelho, e deve ser adequado ao volume de água do aquário e às necessidades de resfriamento.

Outra medida que pode ser tomada para ajudar a diminuir a temperatura do aquário é a troca da lâmpada comum pela lâmpada de LED, que emite menos calor. As tampas de vidro, quando for possível, devem ser deixadas abertas para que a água evaporada pelo calor possa sair.

Muitas vezes, as pessoas acham que colocar água fria no aquário é suficiente. Nunca faça isso! Água fria colocada diretamente no aquário pode dar um violento choque térmico nos peixinhos e matá-los. Além disso, a variação da temperatura será muito rápida. Ela estará quente, esfriará e logo aquecerá novamente, não resolvendo o problema. Opte por usar os aparelhos apropriados para essa finalidade, assim você manterá os animais saudáveis e o aquário bonito por muito tempo.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

6 Comentários

  • Declorificante, senao eles morrem.
    Verifica o ph da água, vende testes de ph em pet shops, se quiser tb compre um teste de oxigênio e de dureza da água.

  • OLA a temperatura do meu aquário está 24 gral

    GOSTARIA DE SABER DOS MAIS EXPERIENTES SOBRE ALGO QUE ESTA ACONTECENDO COM MEUS PEIXES, HOJE ME PARECERAM OFEGANTES, ABRINDO E FECHANDO A BOCA FORA DO NORMAL (COMO SE ESTIVESSEM OFEGANTES),

Deixe um comentário