Adestrando seu Hamster

Há quem pense que só seja possível ensinar truque aos cães, mas isso não é verdade. Os animaizinhos em geral são muito inteligentes e há diversas espécies que, por terem contato com seres humanos, aprendem variados truques de adestramento. Os pequeninos, lindos e inteligentes hamsters também fazem parte desses pets adestrados e podem aprender alguns comandos com o próprio dono.

Primeiro, é necessário acostumar o hamster com a presença do adestrador e para isso, deve-se ir chegando perto da gaiola aos poucos e deixando a mão parada sem movimento para que ele venha cheirá-la. É necessário fazer isso várias vezes até que o bichinho se acostume.

Alguns direitos reservados por Azayles

O hamster pode aprender truques recebendo alimento como recompensa se treinados da maneira correta.

A segunda coisa a ser feita é descobrir qual o alimento preferido dele, que pode ser uma fruta, semente ou biscoitinhos disponíveis no mercado que costumam ser bem aceitos pelos hamsters, para que sirvam de petisco dado para recompensá-lo. Para ensiná-lo a atender pelo nome, o alimento favorito do bichinho deve ser colocado na palma da mão e levado até a parte interna da gaiola. Quando o hamster vier buscar a comidinha na mão, o dono deve chamar o nome dele, repetindo o processo diversas vezes até o bichinho memorizar o som de seu nome.

Depois de ser ensinado a atender pelo nome, é possível fazê-lo ficar sobre duas patas e até mesmo dançar. Para isso, deve ser usado o petisco escolhido nas mãos de novo, só de desta vez ele deve ser levantado a uma altura que o hamster se esforce para alcançar e de preferência longe das grades da gaiola, para induzi-lo a ficar em pé para conseguir comer. Essa técnica pode levar um tempo para ser aprendida pelo bichinho, mas é totalmente possível se houver amor, dedicação e paciência do dono que ensina.

O adestrador pode ligar essa técnica a uma palavra, que deve ser repetida ao longo do treinamento, pois funcionaria como um sinal que pode também ser ligada a um gesto, como levantar a mão ou, se preferir, a uma música que deve tocar sempre da mesma forma quando o animal for treinado. Sempre que o hamster fizer o que o dono pedir, ele deve ganhar um petisco de agrado. Se o treinamento for pra incitar o bichinho a dançar com a música, é só balançar a mão para um lado e para o outro, sempre com petisco, para que o pet acompanhe. Demora bastante tempo, mas ele acaba aprendendo que o barulho da música significa que tem que pé e se mexer.

Para aprender essas técnicas ele deve se exercitar bastante para estar bem e saudável, podendo usar brinquedos e gaiolas para isso, além de uma alimentação balanceada de qualidade.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

3 Comentários

Deixe um comentário