Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Janeiro Branco pela saúde mental e bem-estar dos animais

Não, o estresse e outros sentimentos que enfraquecem a saúde mental não são exclusivos dos seres humanos. Tanto cães quanto gatos também podem se estressar, se entediar e até ter ansiedade, e de maneira muito mais fácil – e até nociva – que a gente. É por esse motivo que a campanha de “Janeiro Branco” também deve ser vinculada aos animais.

O primeiro mês do ano foi escolhido justamente por ser quando as pessoas pensam em suas resoluções de Ano-Novo, mas também pode ser usado para jogar uma luz sobre a importância de manter a saúde mental dos nossos pets em dia.

cachorro deitado ao lado de um chinelo

O estresse felino

Por natureza, os gatos tendem a esconder as suas emoções e fraquezas. Essa é uma maneira de não atrair predadores, já que eles também são considerados presas vivendo livremente.

Ao mesmo tempo, os felinos são extremamente sensíveis. Uma simples mudança na rotina pode causar um baita estresse na vida de um bichano, inclusive.

Os gatos possuem uma fisiologia única que os torna bastante vulneráveis a mudanças. Por essa razão, eles têm uma grande dificuldade de adaptação a novidades, o que acaba aumentando rapidamente os níveis de estresse.

Mas além desta questão relacionada à rotina, outro fator que causa problemas à saúde mental está diretamente relacionado à falta de enriquecimento ambiental.

Existem mais de 20 milhões de gatos vivendo em lares brasileiros, e a grande parte deles mora em locais pequenos e “entediantes”, sem qualquer tipo de entretenimento. Isso faz com que eles não se satisfaçam como espécie, consequentemente provocando muito estresse e uma série de problemas comportamentais.

Por isso, devemos enriquecer o ambiente com tudo o que eles precisam para satisfazer os instintos naturais da espécie. Um gato feliz, ativo e saudável precisa de um ambiente com tudo o que tem direito para atender as intuições herdadas de seus ancestrais.

A seguir, veja outros fatores que podem causar problemas emocionais em gatos:

  • Ambientes muito agitados ou monótonos
  • Falta de rotina
  • Imprevisibilidade no seu ambiente
  • Mudanças drásticas na rotina da casa
  • Mudanças na composição familiar 
  • Falta de brinquedos e brincadeiras

Problemas emocionais em cães também são comuns

Embora os cães não sejam tão sensíveis a mudanças quanto aos gatos, eles também se estressam, se entediam e ficam ansiosos com muita facilidade. O principal responsável por problemas emocionais também é a falta de estímulos aos instintos e sentidos caninos.

Levando em conta a origem da espécie, que tem ligações diretas com lobos, os cachorros não devem passar a maior parte do dia trancafiados dentro de casa apenas comendo e dormindo, muito menos só ter os passeios como forma de entretenimento – é preciso muito mais do que isso!

Por essa razão, enriquecer o ambiente do seu cachorro também é fundamental para que ele seja ativo, com a saúde física e mental em dia e longe de problemas comportamentais!

Podemos dizer que cães felizes e satisfeitos são aqueles que são desafiados e estimulados diariamente, e isso não é tão difícil quanto parece.

A seguir, separamos algumas dicas de produtos para cães e gatos que podem ajudar a garantir uma boa saúde mental para o seu pet neste Janeiro Branco.

1-Toca Pet Games Natureza Verde para Gatos

Com um design super moderno e inovador, a toca da Pet Games é indicada para gatos de todos os tamanhos e idade. Ela é 3 em 1: além de toca, também serve de cama e como arranhador com papelão maciço.

Imagem do produto

2-Brinquedo Mordedor Pet Games Monstrinho Azul

O Monstrinho da Pet Games é anti-estresse, atóxico e possui proteção antimicrobiana. É um super mordedor recheável com compartimento para alimentos úmidos que certamente vai promover horas de entretenimento para o seu pet.

Imagem do produto

3-Mordedor Dipetti Passa Tempo Chifre e Casco para Cães

Indicado para cães de todos portes e idades, o mordedor Dipetti é um produto 100% natural que auxilia na higiene bucal, promove o gasto de energia física e mental e é ideal para enriquecer o ambiente do seu pet.

Imagem do produto

4-Adaptil Ceva Refil

O Adaptil, diferentemente do que muita gente pensa, não é um medicamento, mas sim uma reprodução sintética do odor materno que ajuda o cachorro a se sentir mais protegido e acolhido.

O seu uso é indicado para situações de medo (como durante a queima de fogos de artifício, por exemplo), mas também para outras ocasiões adversas como mudanças de residência, adaptação dos filhotes, hospedagens, chegada de um novo pet etc.

Imagem do produto

5-Feliway Classic

Já o Feliway é a versão sintética do feromônio felino FR, responsável pela sensação de tranquilidade e segurança dos gatos. Disponível em difusor elétrico e spray, o produto, que também não é um medicamento, libera no ambiente o FR, diminuindo o estresse dos gatos.

Imagem do produto

Lembre-se: todas as necessidades de um pet, desde as necessidades fisiológicas até as emocionais, são igualmente importantes!

Leia também:

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.