Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Acupuntura veterinária é reconhecida como especialidade

a acupuntura veterinária finalmente é reconhecida como especialidade dentro da medicina VETERINÁRIA

O CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) reconheceu mais uma especialidade da profissão: a Acupuntura Veterinária (resolução CFMV numero 1051/2014). A concessão do título partirá da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária ABRAVET e a exigência para o candidato será a aprovação em prova escrita e a análise do curriculum.

No Brasil, há hoje cerca de 500 acupunturistas na Medicina Veterinária, mercado que é ascendente, segundo o presidente da ABRAVET, Jean Joaquim.

Na opinião do presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, os profissionais estão em busca de mais conhecimento, para oferecer aos animais qualidade de vida e longevidade. “Um especialista tem a capacidade de diagnosticar doenças com mais precisão. O novo cenário no mercado de pets, que cresce a cada ano, pode ser um reflexo, também, da exigência dos proprietários de animais, que estão cada vez mais cuidadosos”, declarou.

A técnica faz parte da medicina complementar. O uso é mais frequente em animais de companhia e alguns exemplos de tratamento estão ligados a quadros neurológicos, como no combate a sequelas da cinomos e lesões neurais. Na medicina veterinária esportiva, a acupuntura é recomendada para lesões na coluna de equinos. Em bovinos, o uso das agulhas gera melhora no sistema locomotor.

Fonte: Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária, janeiro a abril de 2014

ABRAVET (Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária), entidade fundada em 1999, tem por objetivos:
  • reunir e congregar os médicos veterinários acupunturistas do Brasil, promovendo o aprimoramento, união, intercâmbio e apoiando-os nas questões científicas, éticas, sociais, econômicas e jurídicas;
  • organizar e promover eventos de caráter científicos e sociais na área de acupuntura veterinária;
  • desenvolver e divulgar a acupuntura, bem como contribuir para o aperfeiçoamento técnico e cultural de seus membros e demais profissionais interessados em acupuntura veterinária;
  • defender os interesses de seus membros assegurados pela legislação específica;
  • zelar pelo código de ética profissional;
  • manter intercâmbio com entidades nacionais e internacionais relacionadas com a área de acupuntura veterinária;
  • representar o país junto às entidades internacionais relacionadas com a área e encaminhar para o CFMV os nomes das pessoas aprovadas pela entidade para receberem o Título de Especialista. 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.