Adestramento de cães

O adestramento de cães consiste em um treino para que os pets aprendam comportamentos específicos e obediência, e é realizado empregando determinadas técnicas definidas, conforme as necessidades de cada bichinho. Treinos básicos podem ser feitos pelo próprio dono do animal, por exemplo, a obediência a comandos como sentar e deitar. Já treinos mais complexos necessitam de um profissional especializado, como é o caso do treinamento para cães atletas de agility e auxiliares de cegos ou policiais investigadores. O adestramento pode ser realizado com animais de todas as idades, porém os filhotes costumam apresentar respostas mais rápidas.

O treinamento em casa é básico e deve respeitar a individualidade do cão, por isso é importante que o treinador construa uma relação de confiança e observe a forma única como cada animal responde aos comandos. Nesse tipo de treino é comum o uso de petiscos para cachorro, que funcionam como uma recompensa para o cão sempre que ele apresentar o comportamento solicitado.

Cães, assim como outros pets, aprendem por associação e repetição, por isso, é importante que associe a recompensa ao comportamento que ele acabou de executar e o relacione com o comando do treinador. Dessa forma, aos poucos pode-se eliminar o petisco e fazer com que o cão realize determinado comportamento apenas seguindo comandos de voz, ou os faça espontaneamente, como é o caso do treino para que ele faça suas necessidades em lugares pré-determinados pelo dono. É importante que o petisco seja dado logo após o cão obedecer à ordem, para que faça essa associação. Para o pet se acostumar a fazer as necessidades em um único lugar, o adestrador deve levá-lo até o ponto várias vezes, estimulá-lo e observá-lo. Ao final felicitá-lo e dar um petisco toda vez que utilizar aquele local como banheiro. Colocar jornais no chão pode ajudar o cão a reconhecer o local.

Treinamentos mais elaborados podem empregar peitoraiscoleiras e guias, e, normalmente, são feitos ao ar livre, por isso, esses itens são muito importantes para conter o bichinho e ajudá-lo a manter o foco no treino. É importante ficar atento para que esses acessórios complementares sejam adequados ao porte do cão e o mantenham confortável.

As sessões de adestramento não devem durar mais de trinta minutos, para não cansar e estressar o pet. Uma observação importante é a de que o nome do cão deve ser pronunciado antes de cada comando. Essa é uma eficaz técnica para chamar sua atenção, fazendo-o entender que é o real alvo do treino. Assim, com carinho, atenção e algumas técnicas básicas, é possível ter um animal treinado, dócil e obediente.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

2 Comentários

Deixe um comentário