Comida para Hamster

Assim como os demais pets, que precisam de uma alimentação regrada e específica, os hamsters também têm as suas particularidades alimentares. 

Uma dieta balanceada é fundamental para esses roedores. Algumas pessoas, por falta de informação, acham que os hamsters se alimentam apenas de mixes de sementes e que qualquer tipo de semente lhes dará os nutrientes necessários, porém devemos nos atentar na escolha da alimentação destes animais.

hamster-comendo

O que hamster pode comer?

Existe uma variedade de produtos disponíveis no mercado que oferecem uma alimentação de qualidade e balanceada para os hamsters. Marcas como Nutrópica, Megazoo, Zootna e Nutrica são referência no mercado pet e possuem todos os nutrientes necessários para esses pets.

Além de rações extrusadas e mix de sementes, os hamsters podem se alimentar de outros tipos de alimentos, como: 

  • Verduras: brócolis, acelga, repolho, chicória e couve-flor.
  • Legumes: abóbora, cenoura e nabo.
  • Frutas: banana, maçã, morango e pêra. 

No caso das frutas, devemos nos atentar com as que possuem sementes (maçã e pêra, especificamente). Essas sementes contêm uma uma substância chamada cianeto que, se ingerida em excesso, pode levar o pet à morte. 

Sementes de girassol também são interessantes para os hamsters e eles costumam gostar bastante do sabor. Porém, não devem ser oferecidas em excesso devido ao seu alto teor de gordura, que pode ser bastante prejudicial para sua saúde.

Alguns outros cuidados com a alimentação também devem ser tomados. Caso o hamster não coma as frutas, legumes e verduras assim que oferecidos, eles devem ser retirados do pote de comida. Alimentos “passados” podem desencadear doenças nos pets devido ao acúmulo de germes e bactérias, além de atrair moscas para o local.

hamster-comendo-sementes

O que hamster não pode comer?

Existem alguns alimentos que são proibidos para hamsters, pois podem acarretar problemas gastrointestinais e ainda deixá-los predispostos a certas doenças. 

Muitas pessoas acham que oferecer milho ao roedor pode ser benéfico, mas esse cereal é prejudicial e pode futuramente ocasionar tumores caso o consumo seja frequente.

 Algumas frutas, como o abacate, não devem ser ofertadas por conta do seu alto teor de gordura. A laranja e o limão também devem ser evitados, pois causam grande acidez no organismo do pet.

Alho, aipo, manjericão, orégano, rabanete, salsa e cebola também são extremamente prejudiciais aos hamsters e, por isso, proibidos em seu cardápio.

Por terem o sistema digestivo bem mais frágil, é fundamental que não sejam oferecidos esses alimentos que citamos. Caso ocorra acidentalmente a ingestão, leve-o ao médico veterinário imediatamente.

 

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.