Como cuidar de hamster

Nos anos 2000, surgiu um desenho animado chamado “Hamtaro”. A animação conta a história de pequenos hamsters que saem de suas gaiolas em busca de aventuras e, além disso, tinham como objetivo ajudar seus pais humanos no dia-a-dia. Esse desenho ajudou na popularidade dos roedores aqui no Brasil, se tornando uma verdadeira febre nacional. 

Apesar de sua “fama” ter aumentado nesta época, os hamsters já existem há um bom tempo, tendo sido domesticados em 1939 como uma alternativa para aqueles que não se identificam ou não possuem espaço para ter cães ou gatos. 

Esses roedores possuem hábitos noturnos e passam a maior parte do dia dormindo ou cuidando de seus pelos. Quando interrompidos nesta tarefa, aliás, eles podem ficar bem irritados!. 

Os hamsters são animais de comportamento solitário e alguns podem demonstrar certa resistência ao dividir o espaço com outro exemplar da espécie.

Mesmo com algumas facilidades, os hamsters necessitam de cuidados específicos como alimentação balanceada e adequada e acessórios para terem qualidade de vida. Antes de adquirir um exemplar, certifique-se de que possui tudo o que necessita para dar a ele uma vida excelente. Esses bichinhos não vivem por muito tempo, tendo uma expectativa em torno de dois anos e meio.

Cream hamster smiles

Como escolher a gaiola adequada?

Primeiramente, devemos nos certificar do ambiente em que o hamster irá viver. Existem diversos modelos de gaiola disponíveis no mercado, desde os mais simples, até os mais completos, com túneis e outras alternativas de entretenimentos que o pet adora. 

Na hora da escolha, não existe certo e errado, mas sim o melhor para o hamster. Devemos ter em mente que a gaiola será o lar do bichinho e deve ser o mais aconchegante possível, além de contar com brinquedos e outras distrações, visando deixá-lo confortável. 

Gaiolas muito pequenas não são indicadas, porque limitam muito o espaço do hamster podendo deixá-lo estressado. 

Algumas pessoas gostam de deixar o hamster solto pela casa, porém essa prática não é aconselhada. Os roedores normalmente se escondem atrás de geladeira – ou outros locais de difícil acesso – e roem os fios dos eletrodomésticos, correndo o risco de serem eletrocutados. Por isso, a melhor opção e também a mais segura é mantê-los dentro da gaiola quando não estiverem sob supervisão.

Brinquedos para hamster

Os brinquedos fazem parte da vida de todos os pets, seja para distração ou estímulo mental e físico, e isso não é diferente com os hamsters. Alguns, como o gira-gira, da marca Bragança, são essenciais e não servem apenas como distração para o pet, mas sim para exercício diário. Estes exercícios são importantes para evitar que ocorra paralisia dos membros – já que fortalecem suas musculaturas. 

Estes pets possuem o crescimento contínuo dos dentes e necessitam gastá-los sempre. Acessórios como mordedores, chicletes e outros brinquedos com essa função são essenciais e auxiliam neste desgaste. A alimentação adequada também tem essa função. Em caso de dúvidas, consulte um médico veterinário especialista.

Hamster in wheel

Cuidados com a higiene do hamster

A higiene do hamster é fundamental para evitar que malefícios, como germes e parasitas, atinjam o pet. A limpeza da gaiola e dos acessórios é essencial e deve ser feita pelo menos a cada duas semanas. 

Assim como os acessórios de outros pets, a limpeza deve ser feita com água e sabão/ detergente neutro, tomando o cuidado para não deixar nenhum resíduo na gaiola – o que poderia causar reações alérgicas no pet. Ainda assim, caso ele apresente alguma reação, entre imediatamente em contato com um médico veterinário de sua confiança. No dia da limpeza, monte uma espécie de “chiqueirinho” e deixe-o se divertir.  

O bebedouro e comedouro também devem ser limpos da mesma maneira, para evitar o acúmulo de bactérias nocivas a estes animais.

A base da gaiola deve ser revestida com algum material absorvível (papel toalha/ higiênico picado, serragem, pellet de madeira, entre outros), converse com um especialista em roedores para saber qual o mais indicado para o seu pet. 

Hamsters são animais completamente higiênicos e passam boa parte do dia cuidando de sua limpeza, não deixando escapar nem mesmo a região atrás das orelhas. 

Alimentação dos hamsters

Os hamsters, basicamente, se alimentam de grãos, frutas, verduras e rações. A alimentação deve ser bem equilibrada e conter todos os nutrientes necessários para a espécie. Por falta de informação, algumas pessoas alimentam estes roedores apenas com mixes de grãos. Porém, alguns grãos como por exemplo a semente de girassol, possu em alto teor de gordura e podem ser prejudiciais. 

Caso o hamster não coma as frutas, verduras ou legumes oferecidos, estes alimentos devem ser retirados do pote de comida a fim de evitar a oxidação e o acúmulo de bactérias e germes nocivos. Nesse post explicamos detalhadamente sobre a dieta dos hamsters.

Saúde dos hamsters

Apesar de terem aparência frágil, os hamsters raramente ficam doentes quando recebem os cuidados adequados e alimentação específica. Porém, quando acometidos por alguma doença, normalmente, o desenvolvimento é rápido e pode levá-los à morte em pouco tempo.

Falta de apetite, queda dos pelos, espirros, cauda molhada (diarreia intensa que se não tratada rapidamente o pet pode vir à óbito) e pelagem opaca podem indicar que o seu hamster esteja gravemente doente. Caso ele apresente algum comportamento estranho ou algum desses sinais, leve-o ao médico veterinário.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.