Alimentação natural para meu cachorro. O que dar?

POLÊMICA!! A alimentação natural para cães é um assunto que ainda divide opiniões. Existem aqueles que são contra as rações especializadas, por serem produtos industrializados. Por outro lado, algumas pessoas acreditam que a alimentação natural não oferece a quantidade de nutrientes necessária para a saúde do animal. Esses dois lados possuem adeptos, inclusive da área da saúde. De qualquer forma, se a alimentação natural for feita da forma correta, mal não fará e se você quiser ser adepto dessa forma, vou te falar sobre alguns alimentos que podemos e outros que não podemos oferecer para os bichinhos.

Dog GIF - Find & Share on GIPHY

Antes de mais nada

Você deve consultar o veterinário para averiguar a fundo se seu animal não possui nenhum problema de saúde ou restrição alimentar. Por exemplo: minha cachorrinha, a Sunny, é alérgica a proteína animal. Isso mesmo, minha cachorra é vegetariana! Nesse caso, precisamos saber exatamente quais alimentos ela pode comer e como manter uma alimentação equilibrada para substituir esses nutrientes.

Outra questão: se quiser começar a trocar a alimentação do seu bichinho de ração para produtos naturais, isso deve ser feito de forma gradativa. Intercalando a ração com a nova alimentação para que o organismo vá se acostumando.

Vamos começar pelas carnes (infelizmente essa parte não serve para minha filha peluda Xp):

Crua ou cozida

Outra polêmica. Alguns defendem que carne crua é natural e saudável para os animais, visto que é a base principal da alimentação dos ancestrais caninos. Apesar disso, esses alimentos crus podem possuir algumas bactérias causando infecção alimentar. As empresas que oferecem pratos de alimentos naturais para cães são proibidas pela legislação brasileira de usarem carnes cruas. Pelo sim ou pelo não, é sempre melhor cozinhar bem para evitar qualquer problema.

alimentação natural

Ossos

Falando em carne, vamos deixar essa imagem do cachorro roendo osso do lado de fora, combinado? É muito fofo ver nos desenhos animados os cachorrinhos correndo felizes com um delicioso osso na boca, enterrando para mais tarde ou roendo feliz ao lado da mesa dos donos. Mas essa imagem pode ser bem perigosa. O que acontece é que, ao roer o osso (principalmente se ele foi cozido junto com a carne) um pedaço ou até mesmo uma pequena lasca pode ser engolida e causar uma ferida grave no interior do animal. Isso é bem sério mesmo e o cachorro pode vir a óbito logo em seguida dependendo da gravidade e do local do ferimento. Se for para introduzir alimentação natural, vamos dar produtos de qualidade e que sejam 100% seguros para a saúde do nosso amigo.

Sem tempero na alimentação natural

Ao contrário de nós humanos, os cachorros não precisam de uma variedade de sabores, comendo coisas diferentes todos os dias durante todas as refeições. Além disso, o paladar deles é mais apurado e não precisa (e nem pode) estar cheia de temperos. O alho, em pequenas quantidades, não é tão perigoso, mas a cebola possui uma substância muito perigosa e não deve ser utilizada no preparo nem em pequenas quantidades. O sal também pode ficar de fora! Para eles o sabor natural dos alimentos é mais gostoso.

Legumes

Esses são os campeões na alimentação dos bichinhos. Além de agradarem ao paladar, trazem diversos benefícios que vão desde nutrientes, até a limpeza dos dentes. A grande maioria dos legumes e vegetais podem ser servidos ao seu animal sem problemas. O importante é que você sempre retire as sementes e folhas e, assim como para nosso próprio consumo, sejam lavados para retirar qualquer sujeira. Alguns tubérculos devem ser cozidos, como a batata comum que possui uma substância chamada de solamina, que é tóxica. Além disso, a batata crua é mais difícil de ser digerida. Dê aquela cozidinha, espere esfriar e pode servir.

alimentação natural permitida

Frutas

Frutas também são adoradas pelos animas! Apesar de parecerem inofensivas, algumas são bem tóxicas, principalmente uva e abacate! O organismo animal é diferente do nosso e, algumas substâncias que fazem bem para a saúde humana, podem surtir o efeito contrário nos animais.

Frutas cítricas como laranja e abacaxi também devem ser evitadas, nesse caso por serem agressivas ao estômago podendo acarretar uma gastrite, por exemplo.

As demais frutas também devem ser lavadas e todos os caroços ou sementes retiradas! Em sua maioria para evitar engasgos ou a obstrução no intestino do animal, mas no caso da maçã, sua semente é venenosa de verdade! Até para nós humanos, mas mais ainda para os bichinhos. Tomando esses cuidados básicos, as frutas são petiscos e sobremesas deliciosas tanto para nós quanto para eles.
alimentação natural de cães

Mantenha distância

Nozes e castanhas não devem ser oferecidas aos animais, pois podem causar alergias, dores de barriga, vômitos e mal-estar no geral.

Chocolate é um dos maiores venenos para os animais! Não deve ser de forma alguma oferecido NEM EM PEQUENAS QUANTIDADES!!!

Lá em casa, não usamos a alimentação natural para a Sunny. Apesar de ser alérgica, ela come uma ração especial. No entanto é muito difícil achar petiscos que não possuam nem um pouquinho de proteína animal. Dessa forma, nós utilizamos frutas e legumes como petiscos! Sempre compramos cenoura (principalmente aquelas baby carrots, sabe? Cenourinhas pequenas) deixamos na geladeira e servimos como lanchinho! Ela adora e ainda ajuda a controlar o peso. E um pedaço de fruta é uma ótima recompensa para bom comportamento.

alimentação natural proibida

Observar a reação do seu bichinho após a introdução de uma nova alimentação e com orientação profissional, você pode fazer pratos deliciosos e cheios de nutrientes para o seu amigo peludo que vai ficar feliz da vida com as comidinhas preparadas por você com todo amor e carinho.

Sobre o autor

Bruna Cela

Bruna Cela

Publicitária e aspirante a empresária. Mãe coruja da Sunny, daquelas que posta mil fotos no Instagram (como essa aí de cima). Ama tudo o que é relacionado a arte e a escrita é sua melhor ferramenta de expressão. Conversa com todos os pets que encontra pelo caminho e jura que, na maioria das vezes, eles respondem.

53 Comentários

  • Adorei as dicas… tô introduzindo a alimentação natural para os meus bebês… Depois de só comer ração meu filhote teve um problema de fígado e precisou fazer cirurgia para retirar a vesícula que tinha pedras :-(…
    Mas agora ele tá super vem e comendo tudo que vê pela frente… rsrs… (me te giro a alimentação que estou adotando)… nosso babyscães precisam de todo cuidado que merecem ♡

    • Olá, Nay! Para casos específicos como o do seu pet, que teve problemas hepáticos, a alimentação caseira pode mesmo ser uma boa opção, mas evite seguir dicas que não sejam dadas pelo médico veterinário responsável pelo seu cão, pois isso pode acarretar outros problemas de saúde. Um abraço!

  • O natural balanceado sempre será melhor para qualquer espécie.
    Sigo AN a mais de 30 anos.
    Meus animais saudáveis e com longevidade de 24 anos.
    Como médica veterinária jamais orientaria alimentação artificial somente por observação e acompanhamento clínico por 16 anos (muitas insuficiências em animais jovens) o que não se vê quando natural balanceado.
    Um abraço
    Com carinho
    ❤️

      • Olá! O ideal é que seu pet passe por uma consulta com um médico veterinário ou com um zootecnista. Apenas esses profissionais podem orientá-la sobre como alimentar seu cão adequadamente e com a suplementação necessária. Um abraço!

  • Assistam pet fooled, talvez vendo este documentário vcs possam ter uma idéia doque são as rações industrializadas!
    A 4 anos minhas filhas de 4 patas só comem AN, estão ótimas!

  • Muito legal o post!
    Porém em questão de uva e abacate é possível incluir na alimentação SIM! Eles não são tóxicos.
    Tinha uma cachorrinha com Diabetes que adorava essas frutas,principalmente a uva!
    E foi liberado pelo médico veterinário.

  • Tenho um Pitbull que está com 11anos, resolvemos trocar a ração pela comida natural, sem tempero, ele está muito bem. Seu pelo está maravilhoso e parou de cair. Reforcamos a alimentação dele com pé de frango cozido e triturado que depois de gelado vira uma gelatina. Ele adora. Dei uva pra ele, pois não sabia que fazia mal, vomitou várias vezes, aí fiz um chá de hortelã que foi uma bênção em sua recuperação. Abraços a todos.

    • muito bom Magda , alimentação natural sempre é o melhor para eles no meu ver e fico feliz pela recuperação do seu Pitbull … veja meu instagram @auau.saudavel

  • Estou fazendo alimentação (tipo marmitex) com comidas para cães…. Cada caso tem uma receita específica, meus clientes estão amando tanto os de 2 quanto os de 4 patas ?

  • Eu tinha muitas dúvidas referente a esse assunto, minha Beagle teve uma época que enjoou da ração, só queria comer petisco ou comida de humano, procurei na internet e achei um curso ensinando fazer petiscos naturais, no começo desconfiei de ser só mais uma falácia dessas que a gente encontra pela internet, mas me enganei, comprei e gostei muito e a minha cachorra adorou,hoje além da ração ela come bastante desses petiscos… quem quiser dar uma olhada na página do curso, vou deixar um link com uma receita grátis ensinada pela instrutora desse curso, tem mais informações na página
    http://bit.ly/receitagratisbiscoitocanino

  • Olá tenho um Bulldog francês de 11 meses e desde os 3 meses apresenta coçeira no rosto,lambe as patas coça bastante o bumbum,já fiz vários tratamentos e a dermatologista dele é veterinária disse que era alergia alimentar,já comeu ração Golden não deu certo,Vet life hipoalergica,Premier,e até a Royal canin não resolveu oque posso fazer ?

    • Ola, tive o mesmo problema com minha cocker de 10 anos, e desde que inseri a alimentação natural, melhorou mto a alergia, consegui uma ração a base de batata doce, levei ela em diversos veterinarios, dei diversos remedios, varias rações e nada resolveu, so a alimentação natural e a ração a base de batata doce que melhorou, ainda esta em processo de recuperação, mas ja não se coça mais além de estar mto mais esperta.

    • Eu tenho uma cachorra que só sarou com uma injeção chamada depo- medrol só vende na drogaria Onofre e foi excelente pra minha Princesa custa 17 reais e eles entregam em casa vc mesmo aplica

  • Tenho uma labrador com 7 anos, a um ano está com diabetes e faz uso de insulina duas vezes ao dia,preciso muito de orientação sobre o que dar e como balancear uma dieta para cão diabético. Nunca acho algo completo sobre isso,alguém me ajude por favor!

    • tive uma podle com diabete, ele não se adaptou a ração pois subia muito a glicose então tive que fazer comida específica para ele, arroz integral com verduras e o mínimo de carne possivel para não comprometer os rins…eu fazia pra semana comida e congelava. ele adorava abobrinha, couve flor, brocolis, couve manteiga, não é recomendado tubérculos e arroz branco

  • Comecei a introduzir a alimentação natural para a minha cachorrinha Luna, ela está amando. Antes, quando oferecia a ração para ela, não comia de jeito nenhum, passava até dois dias sem comer, estava ficando muito magrinha, agora come duas ou até três vezes por dia, ela mesma pega a vasilhinha da comida, e leva a té a mim, pedindo para servir. É muito fofa! Ela está mais ativa, mais feliz e está mais gordinha também. Eu também estou feliz de por vê-la assim. Ração nunca mais!

  • Ola Pessoal sei que existem muitas dúvidas em relação a nutrição canina, se seria possível fazer substituição de ração, qual o tipo mais aconselhável, se seria cozido, cru ou com ossos, só posso dizer uma coisa eu também passei por todas essas dúvidas e vi que por mais que eu fizesse leituras, estudasse muitos livros sempre achava que estava faltando alguma coisa! Foi então que achei este curso Alimentação Natural Precisa para Cães Saudáveis
    http://bit.ly/Alimentaçãocaninasaudavel
    Nesse curso todas minha dúvidas foram sanadas pois eles trabalham com profissionais que sempre te atendem em relação as suas dúvidas e te darão acesso a um aplicativo de calculo nutricional para o seu amigo, fora que te da acesso a todas as fazes de seu filho de 4 patas.
    Este curso me possibilitou mudar a alimentação de uma de minhas filhas após perder uma outra para uma gastroenterite, por causa da comida industrializada espero que esse comentário possa ajudar quem é criador e ama muito seu filho ou filha.

  • Eu fico no meio termo em relação a alimentação natural. Tens os alimentos permitidos e os proibidos pro cachorro. Tinha um conhecida da minha mãe que dava laranja para cachorrinha dela. Mas frutas cítricas são proibidas.

  • Oi Bruna! Estou passando por esse momento de perceber que meu cachorro tem o mesmo problema que a sua el ser veggie kkk. Qual é a ração que você costuma dar para ela? Ele só deu certo com a hypoallergenic da Royal Canin. Obrigada!!

  • Bom dia, tudo bem?
    Disponho de um site de vendas de receitas para Pets, porem gostaria de encontrar parceiros ao qual seja viável realizar uma parceria e colocar os produtos deste parceiro a venda em nosso site.
    Por gentileza verifiquem se possuem interesse na parceria de negócio e por gentileza retorne através dos emails abaixo.

    Desde já agradeço o retorno!

    Atenciosamente,
    Equipe Mastasterchefpets
    http://www.masterchefpets.com
    sac@masterchefpets.com
    paulomrech3@gmail.com

  • Complicado, acho que a alimentação natural nunca vai substituir a ração, em quantidades certas de vitaminas e nutrientes que seu cao precisa, alem de provocar muito mais tartaro nos dentes. Por outro lado, o mercado ainda engatinha quanto a rações especificas. Meu cão é alergico a arroz e aveia, que estão presentes em todas as rações…

  • Excelente as dicas. Um dos meus cães já um tanto idoso, sofre de umas alergias / erupções na pele e venho há anos mudando tipo de ração, tipo de shampoo, tipo de desinfetante do quintal, tipo de tecido da caminha… enfim… já vão aí uns 8… 9 anos tentando de tudo. Passou por uma dezena de veterinários especialistas, dermatologistas, remédios e poções e pomadas e cremes…. ufa… e nada mudou. Sinto até uma esperança nessa troca de alimentação. Talvez dê resultado, vou experimentar por alguns meses e ver a reação do meu pequeno idoso (daschund / salsicha).
    Abração.

    • Olá!!! Tenho uma cadelinha da mesma raça com o mesmo problema que o seu e ainda com problemas renais. Introdizi alimentação natural a apenas uma semana e ela está melhorando em todos os aspetos, urinava sangue por conta de cálculos renais e usava uma ração para cães renais e nada. Sua pele era cheia de lesões e levei a tantos dermatologistas que perdi a conta. Agora descobri que ela não era gorda e sim inchada e isso melhorou com a alimentacao natural e sua pele está melhorando gradativamente.

    • Eu tenho uma cachorra que só sarou com uma injeção chamada depo- medrol só vende na drogaria Onofre e foi excelente pra minha Princesa custa 17 reais e eles entregam em casa vc mesmo aplica

  • Além do arroz e da cenourinha, o que mais posso oferecer de almoço e jantar? Pois, os lanchinhos sei que podem ser frutinhas. Gostaria de para com a ração. Posso fazer uma sopa de legumes só temperadinha com um pouco de alho?

  • Como posso dar almoço e jantar? o que colocar na tigelinha? sempre dei ração mas depois que li sobre cardapio natural, percebi que a doença de pele e alergia tremenda que o Tobias tem pode mesmo ser da ração. como se faz essa misturinha?

    • Olá, eu comecei a dar alimento natural para a minha cachorrinha há mais de 3 anos.
      Comece com arroz cozido, de preferencia o integral, cenoura ralada e frango cozido.

  • Ótimas dicas. Estou começando a vender Alimentos Naturais para cães. Por necessidade própria, meu cão vivia com problemas de pele e alergias depois que passei a dar alimentos naturais a melhora foi enorme. Dai veio a ideia de vender Alimentação Natural Congelada. Com ajuda de nutricionistas e cursos estou preparando o cardápio. Logo estará a venda! Acho que nossos amigos vão adorar! Chega de ração industrializadas!

  • Adorei a matéria. Acho a ração muito prática, mas minha Buffy ficou mal acostumada com os “plus” que colocávamos na ração e passou a querer só o “plus”… Nada boba né! Então comecei a pensar em fazer comidinha para ela e deixar porções congeladas, mas surgiu a dúvida : Posso fazer isso com nossa comida normal ou há restrições ? Me foi muito útil a matéria, muito esclarecedora mesmo ( Por exemplo : uso muita cebola como tempero, então não serve para ela…). Obrigada.

    • Oi Cristina!! Não tem problema você usar a mesma comida para você e para ela, no entanto precisa ficar atenta aos temperos, mesmo. Além da cebola o sal também deve ser evitado para os cachorrinhos. O que você pode fazer é, na hora do preparo, fazer a mesma comida, mas deixar a da BUffy separada, para não receber os temperos. Outra dica, na hora de congelar (tanto a sua comida quanto a dela) lembre-se de colocar no congelador ainda quente, assim evita que bactérias se aproveitem da comida, certo? E invista em frutas e legumes para a Buffy, já que são alimentos ricos em vitaminas, não engordam e eles amam muito!!

      Beijos!! =*

    • Que legal que curtiu o post, Wesley!! E obrigada por compartilhar esse link. Quanto mais informações tivermos, melhor para a saúde dos nossos bichinhos!!

      Beijos!!

  • Muito bom o post ajudou bastante! Vario à alimentação do meu cãozinho depois de ele ele ter passado po uma cirurgia! Entre legumês, arroz ,carne e ração. A preferência dele é a comida claro! Rsrsrs

  • Sensacional o artigo!! Parabéns!!
    O meu peludo come desde bebê frutas e legumes de petiscos, ele amaaaa, alem da Ração Royal Kanin.

    • Minha chara Literalmente Adriana Garcia rsrsrs
      O meu Schin come a mesma Ração Royal Canin e frutinas, verduras e legumes crú desde pequeno, hoje ele tem 3 aninhos, super saudável!!!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.